• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 04:16:35 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    Dilma chama presidente do Magazine Luiza para assumir conselho olímpico

    ITALO NOGUEIRA
    DO RIO

    23/06/2015 14h22

    Sergio Moraes/Reuters
    Dilma Rousseff à frente da nova mascote do time olímpico, o Ginga
    Dilma Rousseff à frente da nova mascote do time olímpico, o Ginga

    A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (23) a empresária Luiza Trajano como nova presidente do Conselho Público Olímpico. Ela passa a supervisionar todas as ações dos governos municipal, estadual e federal em relação aos Jogos de 2016.

    Luiza, que é proprietária da rede de lojas Magazine Luiza, substitui o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, que tinha pouca voz ativa na condução das discussões.

    Muito ligada à presidente, Luiza já participava das discussões sobre a Olimpíada no conselho-diretor do comitê organizador, onde já era considerada, na prática, o canal direto com a presidente.

    O conselho supervisiona o trabalho da APO (Autoridade Pública Olímpica), que é um consórcio cuja função é monitorar as obras e ações para os Jogos. Cabe à autoridade ser o elo entre todos os entes envolvidos na organizações do megaevento (prefeitura, governo do Estado do Rio e governo federal).

    Na prática, porém, ela estava relegada a um segundo plano até aqui. Agora, deve ganhar visibilidade a um ano da cerimônia de abertura.

    Zé Carlos Barretta/Folhapress
    Luiza Trajano, proprietária da rede de lojas Magazine Luiza
    Luiza Trajano, proprietária da rede de lojas Magazine Luiza

    "Estamos indicando uma pessoa de altíssima qualidade, uma mulher empreendedora, batalhadora e com grande capacidade e eficiência. Ela substitui o dr. Meirelles que tinha pedido para se afastar por questões relativas a sua atividade", disse a presidente Dilma, em pronunciamento após a apresentação da mascote da equipe brasileira na Olimpíada de 2016 no Parque Maria Lenk, zona oeste do Rio.

    Ela participou de uma reunião de trabalho com o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), o presidente do comitê organizador, Carlos Arthur Nuzman, e assessores.

    Entre os temas em debate esteve a legislação olímpica que prevê, entre outros pontos, isenção tributária para entrada e saída de equipamentos esportivos. Ela ainda está em tramitação no Congresso.

    "Temos feito reuniões sistemáticas. São reuniões de trabalho. Não são reuniões para discutir questões mais gerais. Nós resolvemos os problemas acumulados ao longo do mês. O que tiver de problema nós resolvemos. Nós não nos interessamos pelo que está bem feito. Queremos saber onde está o problema para resolvermos para termos a melhor Olimpíada", disse Dilma.

    MASCOTE

    A onça pintada foi escolhida como o símbolo da equipe brasileira na Olimpíada de 2016, a ser disputada no Rio. A mascote, chamada Ginga, vai estampar diversos produtos a serem vendidos pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

    Ginga foi criado pela Oca Filmes, um estúdio brasileiro de design. Ela foi escolhida por meio de uma concorrência do COB.

    Antonio Lacerda/Efe
    O Ginga ao lado da presidente Dilma Rousseff
    O Ginga ao lado da presidente Dilma Rousseff
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024