• Esporte

    Saturday, 28-Sep-2024 18:50:22 -03

    Bom Senso pressionará parlamentares para aprovação definitiva da MP; veja

    DE SÃO PAULO

    25/06/2015 18h47

    Fundado em 2013, o Bom Senso F.C considerou a aprovação do texto da MP do Futebol, na manhã desta quinta-feira (25), como uma de suas maiores conquistas até o momento.

    O movimento criado por jogadores em prol da melhoria do futebol brasileiro sabe que ainda é cedo para comemorar –a medida precisa passar pela Câmara e pelo Senado até o dia 17 de julho, quando perderá a validade–, mas promete fazer pressão junto aos parlamentares.

    "O relatório da forma como está é uma grande conquista, talvez a maior. Agora temos que lutar para mantê-lo. Que ele seja aprovado definitivamente da forma como está redigido", disse o advogado do Bom Senso F.C, Fernando Baptista, em entrevista à TV Folha também nesta quinta.

    "É mais um passo dado. A nossa próxima luta é pressionar os parlamentares para que a votação aconteça. Uma medida como essa é muito importante não para o Bom Senso, mas para o futebol brasileiro. Está claro que o futebol precisa de mudanças, de um choque de gestão urgentemente."

    Em sessão relâmpago realizada pela manhã, o relatório foi aprovado pela comissão mista com a presença do senador Sergio Petecão (PSD-AC) e dos deputados Evandro Rogério Roman e Otávio Leite (PSDB-RJ), relator do texto, que é favorável ao governo e cobra a renegociação da dívida dos clubes –juntos, os times brasileiros devem cerca de R$ 4 bilhões à União.

    A votação pela comissão mista havia sido adiada quatro vezes.

    "O nosso trabalho já começou. Temos uma equipe em Brasília visitando os parlamentares. Precisamos contar com a pressão dos atletas, da torcida e da população. Nós não temos nossa bancada, então, temos que correr atrás do prejuízo", disse Baptista em referência à chamada bancada da bola, formada por parlamentares favoráveis à CBF, que questiona a constitucionalidade da medida.

    PRINCIPAIS PONTOS DA MP DO FUTEBOL

    Refinanciamento

    Parcelamento das dívidas fiscais dos clubes em até 204 vezes

    Eleição na CBF

    Participação de atletas na eleição e na gestão da CBF

    Inscrição em torneios

    Clubes precisam apresentar Certidão Negativa de Débitos e Certificado de Regularidade do FGTS para se inscreverem nas competições

    Redução do deficit

    Clubes devem reduzir seus prejuízos gradualmente até 2021, quando não poderão registrar nenhum deficit

    Gasto limitado

    Times só poderão gastar até 70% da receita com futebol

    Criação da Apfut

    O texto prevê a instalação da Autoridade Pública do Futebol para fiscalizar o cumprimento das obrigações da MP pelos clubes e entidades esportivas

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024