• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 06:19:57 -03

    Confederação chama ginasta envolvido em caso de racismo para time do Pan

    DE SÃO PAULO

    26/06/2015 18h33

    Ricardo Bufolin/CBG
    Arthur Nory durante o Mundial de ginástica artística na Bélgica, em 2013
    Arthur Nory durante o Mundial de ginástica artística na Bélgica, em 2013

    A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou nesta sexta-feira (27) a lista de atletas da seleção masculina de ginástica artística que irá aos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

    Entre os seis nomes, um será reserva da equipe, está o de Arthur Nory, um dos ginastas envolvidos no caso de injúria racial contra o companheiro de seleção Angelo Assumpção, que não foi convocado para o Pan.

    Os três ginastas (além de Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Flores) envolvidos no episódio ocorrido em meados de maio foram suspensos por 30 dias da seleção. O STJD da ginástica, porém, arquivou o caso no início de junho.

    Também estão no time no Pan de Toronto o campeão olímpico e mundial das argolas Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa.

    O time embarca neste sábado (27) para Colorado Springs, nos Estados Unidos, para um período de aclimatação antes da disputa dos Jogos no Canadá.

    Essa equipe é a base da equipe que está sendo preparada para o Campeonato Mundial de Glasgow, na Escócia, em outubro, classificatório para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

    Segundo a CBG, a maioria dos ginastas chamados para o Pan é generalista, ou seja, "aqueles que fazem todos os aparelhos", como conta o coordenador da seleção, Leonardo Finco.

    "Isso faz parte do nosso planejamento de preparação para o Mundial, em que vamos apostar na equipe e na classificação para os Jogos Olímpicos. Esse grupo que segue para Toronto é muito bom", disse Finco.

    "Temos ainda um excelente especialista, o campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti, que, além das argolas, fará solo e salto para ajudar a equipe. Nós vamos lutar novamente pelo título, porém o nosso maior objetivo é a preparação adequada para o Mundial. Será um grande teste, já que teremos fortes adversários no evento", completou o coordenador.

    Dos brasileiros que vão participar do Pan de Toronto, três fizeram parte do grupo que esteve em Guadalajara-2011 e conquistou o inédito ouro por equipe: Zanetti, Francisco e Petrix.

    Além do primeiro lugar por equipe, a seleção masculina garantiu outras três medalhas na edição mexicana há quatro anos (ouro no solo e no salto, com Diego Hypolito, e prata nas argolas, com Arthur Zanetti).

    A convocação da seleção feminina está prevista para a próxima terça-feira (30).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024