• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 14:50:51 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    Duplas brasileiras estreiam com vitória no Mundial de vôlei de praia

    DE SÃO PAULO

    27/06/2015 14h30

    Atuais campeãs do Circuito Mundial de vôlei de praia, Juliana e Maria Elisa estrearam com uma bela vitória no Mundial na Holanda. Elas derrotaram as argelinas Boucheta e Bayou por 2 a 0, com parciais de 21/7 e 21/0, neste sábado (27).

    A dupla brasileira está no grupo G da competição. No domingo, elas têm pela frente a parceria Pata e Matauatu, de Vanuatu.

    Larissa e Talita, atuais campeãs do Circuito Brasileiro, também começaram com vitória, ao derrotar as locais Sophie van Gestel e Jantine van der Vlist por 2 a 1, parciais de 21/15, 18/21 e 15/10, pelo Grupo B. Na próxima rodada, elas enfrentam as tailandesas Radarong e Udomchavee.

    Pelo Grupo F, Ágatha e Bárbara Seixas venceram as cubanas Lianma/Leila, por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 23/21. Elas voltam a jogar também no domingo, diante das mexicanas Candelas e Rios.

    MASCULINO

    Assim como as duplas femininas, as duplas masculinas também venceram seus jogos e fizeram com que todos os brasileiros saíssem vencedores nesta primeira rodada de competição.

    Alison e Bruno fizeram 2 a 0 (21/17 e 21/18) nos australianos Court e Schumann. Na próxima rodada do grupo C, domingo, eles jogam com a dupla do Qatar, Jefferson e Cherif.

    A melhor dupla brasileira na atualidade, ocupando a segunda colocação no ranking mundial, Pedro Solberg e Evandro também fizeram 2 a 0, com parciais de 21/11 e 21/9, contra os tunisianos Mohamed Arafet Naceur e Choaib Belhaj Salah.

    Ricardo e Emanuel e a dupla Álvaro Filho e Vitor Felipe também venceram com facilidade por 2 a 0.

    O MUNDIAL

    Disputado em quatro cidades (Amsterdã, Apeldoorn, Haia e Roterdã), o Campeonato Mundial tem o Brasil como maior vencedor com cinco títulos entre os homens e quatro entre as mulheres. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com cinco ouros.

    Ao todo, o Brasil está representado por oito duplas. No masculino, serão Alison e Bruno Schmidt, Álvaro Filho e Vitor Felipe, Evandro e Pedro Solberg além de Ricardo e Emanuel. No feminino, entram em quadra as parcerias Ágatha e Bárbara Seixas, Fernanda Berti e Taiana, Juliana e Maria Elisa, Larissa e Talita.

    Os países dos atletas campeões estarão automaticamente classificados para a Olimpíada do Rio, em 2016. A vaga é da federação, e não do time campeão.

    SISTEMA DE DISPUTA

    São 48 duplas femininas e 48 masculinas divididas em 12 grupos com quatro times cada. Os dois melhores de cada chave avançam diretamente para a próxima fase, assim como os oito melhores terceiros colocados.
    A partir desta etapa, as partidas passam a ser no formato de eliminação simples, com as oitavas, quartas, semifinal e a decisão.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024