• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 15:31:28 -03

    Após eliminação, Brasil fica fora da Copa das Confederações pela 1ª vez

    MARCEL RIZZO
    SÉRGIO RANGEL
    ENVIADOS ESPECIAIS A CONCEPCIÓN

    27/06/2015 21h36

    Pela primeira vez na história o Brasil não disputará a Copa das Confederações, competição organizada pela Fifa desde 1997.

    A eliminação para o Paraguai neste sábado (27), nas quartas de final da Copa América, faz com que o time de Dunga não possa mais conquistar a vaga para o torneio que será disputado na Rússia, em 2017, como prévia para o Mundial do ano seguinte. Somente o campeão da Copa América se garante na competição.

    Desde 1997, quando a Fifa passou a organizar uma competição com as seleções campeãs continentais, mais o time anfitrião, o Brasil participou das sete edições, conquistando quatro, sendo as últimas três.

    Inicialmente, o torneio era disputado a cada dois anos, um deles na véspera da Copa, no país-sede, e no outro em um país escolhido aleatoriamente. A partir de 2005, na Alemanha, o torneio passou a ser disputado a cada quatro anos, a pedido da Uefa, para dar mais descanso aos atletas das equipes do continente.

    O Brasil foi campeão em 1997, primeiro torneio organizado pela Fifa, na Arábia Saudita. Depois voltou a ganhar em 2005 (Alemanha), 2009 (África do Sul, com Dunga como treinador) e 2013 (dentro de casa).

    O objetivo único da seleção brasileira agora será a eliminatória para a Copa de 2018, que começa em outubro, com duas partidas ainda não definidas – o sorteio da tabela será dia 25 de julho, na Rússia.

    As dez seleções do continente jogarão em turno e returno, todos contra todos, e os quatro primeiros se classificam à Copa, com o quinto indo jogar uma repescagem.

    O fracasso na Copa América , para os jogadores que participaram da competição, não faz com que o Brasil deva temer o classificatório. O Brasil nunca ficou fora de uma Copa do Mundo.

    "Acho que vai ser difícil, mas o Brasil tem todas as condições de se classificar. Temos uma base de equipe, perdemos jogadores machucados e suspensos para a Copa América, Faz diferença", disse o capitão Miranda.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024