• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 02:17:55 -03

    Dunga diz que eliminação na Copa América é uma 'ótima lição'

    MARCEL RIZZO
    SÉRGIO RANGEL
    ENVIADOS ESPECIAIS A CONCEPCIÓN

    27/06/2015 22h09

    Dunga disse que a eliminação da Copa América "foi uma ótima lição". Antes de deixar o estádio, o treinador gaúcho disse que a fraca campanha na Copa América mostrou que a seleção tem que "melhorar muito" para as eliminatórias.

    O torneio classificatório para o Mundial da Rússia terá início em outubro. A tabela ainda não foi definida, e os dois primeiros jogos serão sorteados no dia 25 de julho.

    "O torneio é muito difícil. Tivemos seleções fantásticas e ficamos 40 anos sem ganhar a Copa América. Ainda perdemos cinco jogadores experientes para o torneio [Neymar, Oscar, Marcelo, Luiz Gustavo e Danilo]. Claro que queríamos ganhar. Mas foi uma ótima lição e aprendizado para a eliminatórias, que é o nosso maior desafio", disse o treinador, que ficou 11 partidas invicto antes de a seleção ser derrota para a Colômbia, na primeira fase do torneio.

    Dunga disse que a seleção terá que ter humildade para retomar o caminho das vitórias.

    "Todos têm que pensar no nosso futebol. Não podemos deixar de notar que as outras seleções melhoraram. Vamos ter a humildade de levantar as mangas. Como diz o Gilmar [Rinaldi, coordenador de seleções da CBF], agora é que vamos ver se somos bons ou não. Na derrota que vem o aprendizado. Vamos ver se vamos conseguir ressurgir e ter força para reagir", acrescentou.

    VIROSE

    Depois do jogo, Dunga revelou que os jogadores contraíram uma virose nos últimos dias em Santiago. Ele disse que a doença não serve de desculpa, mas contou que mais da metade dos atletas sofreu com os efeitos da doença.

    "Isso não é uma desculpa e nem um atenuante. Nesta semana, 15 jogadores tiveram uma virose. Fomos obrigados a limitar os treinamentos nos últimos dias", afirmou o treinador.

    Segundo Dunga, eles tiveram dor de cabeça e mal estar. "Essa virose nos limitou no final", completou.

    Médico da seleção Rodrigo Lasmar disse que mais da metade do elenco acordou na quinta (25), ainda em Santiago, com os sintomas.

    Dos dez jogadores que conversaram com os jornalistas na saída do vestiário, somente Diego Tardelli e Thiago Silva falaram que a virose atrapalhou.

    "Não podemos colocar a culpa nisso. Não fizemos um segundo tempo bom", disse o lateral-esquerdo Filipe Luís.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024