• Esporte

    Wednesday, 08-May-2024 16:07:05 -03

    CBF anuncia conselho que debaterá futebol com treinadores e estrangeiros

    DE SÃO PAULO

    01/07/2015 15h07

    A CBF anunciou a criação de um Conselho de Desenvolvimento Estratégico, que pretende realizar debates entre membros da atual diretoria da entidade e comissão técnica da seleção brasileira com ex-treinadores do Brasil.

    Técnicos estrangeiros, ex-jogadores, jornalistas e experts em ciência e tecnologia do esporte também serão chamados para apresentar propostas para mudança no desenvolvimento de jogadores e métodos de trabalho no futebol brasileiro. Dunga participará de todos os debates.

    O primeiro encontro aconteceria na próxima segunda (6), na sede da CBF, com alguns ex-treinadores da seleção, informou o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, em entrevista no início da tarde ao canal "SporTV". Mas à noite, à Folha, o ex-goleiro disse que, para conciliar a agenda dos convidados, o evento deverá ser adiado para o dia 13 de julho.

    " Vamos convidar os treinadores que tiveram passagem pela seleção para ir à CBF. O objetivo é diagnosticar o quadro do futebol brasileiro e criar um plano de ação", disse Rinaldi ao programa "Seleção SporTV". Ao final, será produzido um documento, que definirá estratégias a serem usadas pela CBF.

    Rinaldi disse no início da noite que dois ex-técnico do Brasil já aceitaram o convite: Carlos Alberto Parreira, campeão em 1994 e coordenador em 2014, e Sebastião Lazaroni, técnico na Copa de 1990, e atualmente no futebol do Qatar. São 11 ex-técnicos da seleção vivos, entre eles Vanderlei Luxemburgo, Paulo Roberto Falcão, Luiz Felipe Scolari, Emerson Leão e Mano Menezes.

    O plano foi traçado após reunião realizada na sede da CBF, na tarde de terça (30), entre Rinaldi, o técnico Dunga e o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. Como o cartola informou à Folha na segunda (29), Dunga não corre o risco de perder o cargo neste momento.

    "Chamaremos treinadores estrangeiros para debater com os nossos e buscar soluções para o futuro. A seleção nada mais é do que a consequência do futebol brasileiro", afirmou Rinaldi.

    Os estrangeiros, segundo Rinaldi, virão ao Brasil. E ele não quer qualquer treinador.

    "Serão uns quatro, que participarão do debate, com tradução simultânea. Queremos treinadores de primeira linha, ainda não temos nomes. Por isso precisamos avaliar com cuidado, por causa de agenda", disse o coordenador de seleções.

    O dirigente deixou claro que os debates não serão direcionados somente à seleção brasileira, mas a uma análise geral do futebol brasileiro, como formação de jogadores, relação da CBF com os clubes, êxodo de atletas e evolução técnica e tática.

    A seleção brasileira foi eliminada nas quartas de final da Copa América, no sábado (27), ao perder para o Paraguai nos pênaltis. O futebol apresentado em toda a competição, mesmo quando Neymar esteve em campo, porém, foi fraco e rendeu críticas a Rinaldi e Dunga – o camisa 10 foi suspenso por quatro jogos por xingar o árbitro chileno Enrique Osses após a derrota para a Colômbia, 1 a 0, e ficou fora da parte final do torneio.

    "Estamos com 11 vitórias, mas não chegamos aonde queremos. Tem muita coisa para fazer ainda. Pegamos uma seleção depois do 7 a 1, com o grupo fragilizado e muita coisa foi feita. Nossos resultados foram bons e contra equipes de nível", afirmou o coordenador.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024