• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 02:09:55 -03

    Brasileiro do levantamento de peso é pego no doping em Toronto

    ITALO NOGUEIRA
    MARCEL MERGUIZO
    PAULO ROBERTO CONDE
    ENVIADOS ESPECIAIS A TORONTO

    16/07/2015 19h16

    Felipe Dana/Associated Press
    Brazil's Patrick Mendes attempts a lift during the men's 105kg weightlifting competition at the Pan Am Games in Oshawa, Ontario, Wednesday, July 15, 2015. (AP Photo/Felipe Dana) ORG XMIT: CAFD113
    Patrick Mendes disputa o levantamento de peso na categoria até 105 kg nos Jogos de Toronto

    O atleta Patrick Mendes, que ficou em quarto lugar no levantamento de peso na categoria até 105kg, foi flagrado no exame antidoping durante os Jogos Pan Americanos de Toronto.

    De acordo com notificação da Comissão Médica da Odepa (Organização Desportiva Pan Americana), foi identificado um tipo de testosterona ("Dehydrochloromethyltestosterone Metabolite) no exame feito no atleta.

    Com o resultado, Mendes teve o resultado cancelado. A medida não altera o quadro de medalhas, já que ele ficou em quarto lugar. O Brasil conquistou um ouro, uma prata e dois bronzes no levantamento de peso. Mendes tem direito a realizar um exame de contraprova.

    O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) afirmou que o atleta está suspenso provisoriamente até o julgamento final.

    "Lamentamos o ocorrido e aguardamos o julgamento do atleta por parte das instâncias competentes antes que seja feito qualquer comentário precipitado. No entanto, o Comitê Olímpico do Brasil e a Missão Brasileira em Toronto reiteram a tolerância zero com o doping no esporte", afirmou, em nota, Roberto Nahon, chefe-médico da missão brasileira em Toronto.

    Além de atleta, ele é dono de uma linha de suplemento alimentar.

    OUTRO CASO

    Um segundo caso de doping foi anunciado nesta quinta-feira (16). O nadador peruano Mauricio Fiol, medalha de prata nos 200 m borboleta no Pan, foi flagrado com a substância stanozolol.

    Ele perdeu a prova para o brasileiro Leonardo de Deus, em disputa acirrada. Após ser comunicado, ele foi suspenso preventivamente e já não nada a final dos 100 m borboleta, para a qual havia se classificado nesta quinta.

    "Hoje é um dia muito difícil para mim, porque acabo de me inteirar que dei positivo em um teste antidoping. Estou muito confuso já que sempre sou alguém que promove o jogo limpo. Me desculpo perante todo o país, meu clube, minha família, meus treinadores e meus torcedores", escreveu em uma conta sua no Facebook.

    CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

    Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024