• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 17:03:01 -03

    Corrupção no futebol

    EUA abrem inquérito contra Nike por pagamentos à CBF

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    18/07/2015 12h42

    Autoridades dos EUA abriram inquérito contra a multinacional esportiva Nike. A empresa é investigada por supostos subornos e por acordo de patrocínio no valor de US$ 160 milhões assinado com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 1996.

    O inquérito civil, que está em seu estágio inicial e pode não levar a qualquer constatação de irregularidades ou de execução, está sendo conduzido pela SEC (Securities and Exchange Commission), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos.

    Além da Nike, os EUA estão examinando o comportamento de outras empresas com ligações com a Fifa ou outros organismos de futebol envolvidos em um grande escândalo de corrupção.

    O objetivo é avaliar se houve eventual violação das leis federais norte-americanas, disse uma pessoa com conhecimento do assunto, que pediu para não ser identificada devido à natureza não-pública da investigação.

    A fonte ainda informou que o foco da SEC está voltado a empresas de capital aberto que tenham se envolvido em contratos de futebol, disse a fonte.

    A ação da SEC abre uma nova frente em uma ampla investigação conduzida pelos EUA e autoridades suíças acerca de suborno envolvendo autoridades do futebol, executivos de marketing e várias empresas.

    No final de maio, os EUA indiciaram nove autoridades do futebol –a maioria dos quais ocupavam cargos na Fifa– e cinco executivos por várias infrações relacionadas com mais de US$ 150 milhões de supostos subornos e propinas.

    O escopo exato do inquérito e os nomes de outras empresas que serão analisados não puderam ser informados.

    Uma porta-voz da SEC disse que não comentaria.

    Em um comunicado na sexta-feira (17), um porta-voz da Nike disse que a empresa "está comprometida em cooperar com qualquer investigação do governo sobre o assunto Fifa".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024