• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 19:06:48 -03

    Corrupção no futebol

    Del Nero diz que ausência na reunião da Fifa não causará prejuízo ao Brasil

    SÉRGIO RANGEL
    DO RIO

    18/07/2015 13h59

    O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, disse que a sua ausência na reunião extraordinária da Fifa "não acarretará prejuízo ao Brasil". Na segunda-feira (20), o comitê executivo da entidade se reúne na Suíça para definir a sucessão de Joseph Blatter, que entregou o cargo no mês passado no meio da maior crise da história da Fifa.

    Del Nero disse que será representado pelos outros dois integrantes da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) no comitê executivo da Fifa "com os quais tenho debatido a ordem do dia da referida reunião".

    Além de Del Nero, o colombiano Luis Bedoia e o paraguaio Juan Angel Napout foram convocados para participar da reunião em Zurique.

    Conforme a Folha revelou na sexta-feira (17), o presidente da CBF decidiu ficar no Brasil e já enviou uma carta aos cartolas da Fifa justificando sua ausência.

    No documento, o presidente da CBF alegou que a abertura da CPI para investigar a confederação no Senado e a medida provisória que parcelou a dívida dos clubes o impedem de se ausentar do país.

    "Já informei a Fifa de que não poderei participar da reunião, como era meu desejo, por conta da necessidade de acompanhar o desfecho da MP671 que possui no texto aspectos inconstitucionais e necessitam de pronta intervenção, caso seja sancionada", afirmou o presidente da CBF.

    "Também em razão da CPI instalada pelo Senado Federal para investigar a CBF e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA 2014", acrescentou.

    Desde a deflagração do escândalo, no final de maio, ele não deixou mais o Brasil.

    Na ocasião, o ex-presidente da CBF José Maria Marin, 83, e outros seis dirigentes da Fifa foram detidos pela polícia suíça em uma operação surpresa, realizada a pedido das autoridades dos Estados Unidos.

    Os cartolas são investigados pela Justiça americana em um suposto esquema de corrupção. Após as prisões, Del Nero deixou a Suíça com destino ao Brasil e não participou do pleito que reelegeu Blatter.

    Já o dirigente da Fifa renunciou em seguida.

    Os indiciados

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024