• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 10:57:31 -03

    Decisivos, Rafael Marques e Ricardo Oliveira se enfrentam em clássico

    DE SÃO PAULO

    19/07/2015 02h00

    O torcedor que gosta de ver gols tem um bom motivo para assistir ao confronto entre Palmeiras e Santos, no Allianz Parque, às 16h deste domingo (19), pelo Brasileiro.

    Um motivo, não. São dois: os atacantes Rafael Marques, 32, e Ricardo Oliveira, 35.

    Tanto o palmeirense quanto o santista têm feito a diferença por suas equipes em clássicos em 2015. O desempenho indica que isso pode se repetir esta tarde.

    Os números de Ricardo Oliveira são melhores. Iniciou a 14ª rodada como artilheiro do Brasileiro, com oito gols. No ano, jogou oito clássicos pelo Santos e marcou sete vezes. A maior vítima foi o São Paulo: três jogos e três gols.

    Outros dois gols foram contra o Corinthians e mais dois foram frente o Palmeiras.

    Os números atuais até deixaram o jogador como centro das atenções no time. "Fazer gols em clássicos tem esse efeito. Mas prefiro ver o time vencer", disse o artilheiro.

    "Retrospecto faz bem até começar o jogo. Na prática, sei que será muito difícil, um clássico contra um time bem montado", completou.

    Do outro lado, Rafael Marques disputou seis clássicos e marcou cinco vezes.

    O São Paulo também foi a maior vítima: três gols. O Corinthians sofreu mais dois e o Santos, curiosamente, não levou nenhum gol do artilheiro palmeirense no ano.

    "Rafael Marques é um jogador fundamental, que todo técnico gosta. Tem boa técnica, faz gols importantes e é um jogador tático. Jogador interessante, moderno e fundamental no processo", disse o técnico Marcelo Oliveira.

    A semelhança entre eles, no entanto, fica apenas no rendimento nos clássicos. O estilo de ambos é diferente.

    Ricardo Oliveira é o centroavante do Santos. Veterano, ele não é tão encarregado de funções táticas. A principal cobrança do técnico Dorival Júnior para ele é referente ao posicionamento.

    A obrigação do camisa 9 santista é fazer gol.

    Já estava sendo assim antes de Dorival Júnior assumir, quando o comando estava com Marcelo Fernandes.

    Já Rafael Marques foi centroavante durante um período na carreira, mas não gosta de atuar dessa forma.

    Prefere ter mais liberdade no campo e isso tem sido respeitado no Palmeiras, mesmo antes de Marcelo Oliveira assumir o comando.

    Rafael Marques atua pelo lado direito do ataque, com opção de completar o meio de campo, percorrer a lateral e aparecer na área. Mas ele tem mais obrigações que o rival, como acompanhar os adversários na marcação e dar passes para os companheiros terem oportunidade de gol.

    DESTINOS CRUZADOS

    Um outro atrativo no clássico será Dorival Júnior. Ele reencontra o Allianz Parque sete meses após o empate entre Palmeiras e Atlético-PR por 1 a 1, que livrou o time alviverde do rebaixamento. Ele era o técnico alviverde.

    Quem também ajudou o clube da capital naquela data foi o Santos, que venceu o Vitória por 1 a 0, em Salvador.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024