• Esporte

    Monday, 20-May-2024 15:33:25 -03

    CBF tenta recurso na Fifa para ter Neymar nas eliminatórias da Copa

    DE SÃO PAULO

    22/07/2015 20h46

    A CBF acionou na terça-feira (21) a Câmara de Apelações da Fifa para tentar reverter a suspensão de dois jogos de Neymar. Segundo a entidade mundial, a punição precisa ser cumprida em jogos das eliminatórias para a Copa-2018.

    A CBF quer que o jogador cumpra as partidas restantes da punição recebida na Copa América-2015 somente na próxima competição organizada pela Conmebol, que será uma outra Copa América, a do Centenário, em 2016.

    O departamento de competições da Fifa, porém, considera que o jogador tem que cumprir a punição nos próximos jogos oficiais da seleção, que serão em outubro, nas duas primeiras rodadas das eliminatórias - em setembro a seleção fará um amistoso contra os EUA.

    Neymar foi suspenso por quatro partidas pelo Tribunal de Disciplina da Conmebol durante a Copa América, por xingar e 'peitar, pela segunda rodada da competição.

    Ele cumpriu dois jogos no torneio continental, e ainda restam mais dois. A CBF, na ocasião, desistiu de tentar o recurso na Câmara de Apelações da Conmebol porque, no entender da comissão técnica, seria prejudicial ao time ter Neymar apenas treinando, o que tiraria o foco da competição.

    O Brasil acabou eliminado nas quartas de final, ao perder nos pênaltis para o Paraguai.

    Em meados de julho, a Fifa confirmou que a punição deve ser cumprida nas eliminatórias num pedido da CBF para que se esclarecesse o caso, o que abriu a possibilidade do recurso.

    Caso a entidade rejeite o pedido, a CBF deve entrar com o pedido na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), tribunal esportivo de última instância.

    No sábado (25), em sorteio na Rússia, a seleção conhecerá a ordem dos jogos das eliminatórias e os adversários de outubro.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024