• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 11:15:06 -03

    Desempenho do Brasil cai nas principais modalidades do Pan

    ITALO NOGUEIRA
    MARCEL MERGUIZO
    PAULO ROBERTO CONDE
    ENVIADOS ESPECIAIS A TORONTO

    25/07/2015 02h00

    O Brasil vai encerrar o Pan de Toronto com desempenho pior do que há quatro anos nos esportes que sempre lhe deram mais medalhas. O que deve levar ao não cumprimento da meta do COB (Comitê Olímpico do Brasil).

    A dois dias do fim do Pan, o país tem 123 medalhas, com redução na participação de ouros (34). O objetivo era repetir o total de 141 pódios alcançados em Guadalajara, em 2011, quando obteve 48.

    No balanço de 32 modalidades que já foram encerradas neste Pan ou têm resultados já adiantados, o Brasil piorou em 16. Nesse grupo estão os sete esportes que mais deram medalhas em 2011.

    O principal deficit vem do atletismo, cuja confederação prometia superar o desempenho do último Pan, quando teve 23 medalhas, dos quais dez ouros. A dois dias do fim, o país só conseguiu 11 medalhas, sendo uma dourada.

    O diretor executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, afirmou que está satisfeito com os resultados do país. Ele disse que, um resultado aquém da meta, não mudará o trabalho do COB –cujo foco é ter até 30 medalhas e um lugar entre os dez primeiros na Rio-2016.

    "Meta tem que ser difícil, mas atingível. Fizemos o melhor trabalho possível, que é dar a melhor condição possível aos atletas. O que acontece na piscina ou na quadra é um detalhe", disse Freire.

    A natação conseguiu duas medalhas a mais do que em Guadalajara-2011. Contudo, reduziu a qualidade, já que manteve o número de ouros (dez) e reduziu o de pratas (seis contra oito).

    O judô manteve as 13 medalhas de 2011, mas teve queda em ouros e pratas.

    Presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, disse que a entidade dá prioridade ao total de medalhas, em vez de disputa por ouros, para "respeitar a conquista do atleta".

    Vela, boxe e ginásticas rítmica e artística reduziram tanto a quantidade de ouros como o total de medalhas.

    "Sei que vão perguntar sobre alguns resultados que não foram os esperados. É um ponto de atenção para toda nossa área técnica", afirmou.

    O COB ponderou que 70% dos atletas disputaram o seu primeiro Pan. Lembrou também que, à exceção do hóquei na grama, as competições não valiam vaga olímpica.

    O destaque do Brasil no Pan foi a canoagem, modalidade em que o país ganhou ouros individuais inéditos.

    O esporte obteve 14 pódios, superando o judô e, até o momento, o atletismo, ficando atrás apenas da natação (26).

    CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

    Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024