• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 15:55:43 -03

    Sem treinador, Calderano ganha ouro em duelo de gerações no tênis de mesa

    ITALO NOGUEIRA
    ENVIADO ESPECIAL A TORONTO

    25/07/2015 21h46

    Thiago Bernardes/Frame/Folhapress
    Thiago Monteiro e Hugo Calderano, que se enfrentaram na final individual, foram ouro por equipes
    Thiago Monteiro e Hugo Calderano, que se enfrentaram na final individual, foram ouro por equipes

    O ouro já era do Brasil seis horas antes de Gustavo Tsuboi, 30, e Hugo Calderano, 19, iniciarem na noite deste sábado (25) a final do tênis de mesa nos Jogos Pan Americanos. Na disputa nacional, venceu o mais jovem.

    Calderano venceu por 5 a 4 (11/6, 6/11, 4/11, 11/7, 13/11, 9/11 e 11/2) e conquistou a vaga para a Olimpíada de 2016. Tsuboi ainda pode conquistar outra no pré-olímpico em abril, no Chile.

    "A gente já jogou um contra o outro várias vezes, com vitória para os dois lados. Fiquei muito feliz por essa. Foi a vez mais importante", disse Calderano.

    Tendo classificado dois de seus atletas para a final –o outro, Thiago Monteiro, ficou com o bronze–, o treinador francês Jean-René Mounie assistiu à partida da arquibancada.

    "Estamos acostumados quando é Brasil contra Brasil. É um pouco diferente porque temos que pensar sozinho na estratégia. Mas a gente tem uma certa experiência, uma bagagem boa", disse Calderano, que disputou seu primeiro Pan. Este é o quarto de Tsuboi.

    Sem treinador, os dois brasileiros fizeram uma disputa acirrada. Aos poucos, Calderano foi ganhando o apoio da torcida canadense, que passou a cantar "Let's go Hugo" ("Vamos, Hugo", em inglês). No fim, lançou as bolinhas para plateia, enquanto Mounie consolava e dava sua opinião sobre o jogo para Tsuboi.

    "A torcida não interfere muito. Mas fiquei feliz deles terem gostado do meu jogo", disse o medalhista de ouro

    O ouro de Calderano é o primeiro no individual masculino do Brasil desde Mar del Plata-95, quando Hugo Hoyama conquistou o bicampeonato no Pan, também sobre um brasileiro, Cláudio Kano.

    Também é o primeiro título desde 1995 que não vai para um chinês naturalizado.

    Calderano já tinha ganhado ouro na disputa por equipes, ao lado de Tsuboi e Monteiro.

    DIVISÃO

    A final selou a divisão de forças no tênis de mesa na América. O Brasil conquistou o ouro tanto na competição masculina individual como por equipes. Já no feminino, o topo do pódio foi norte-americano nas duas categorias. As duas pratas entre as mulheres também ficaram com o Brasil.

    Tanto Calderano como Tsuboi jogam na Alemanha. O objetivo é encontrar adversários mais fortes do que no cenário nacional.

    Os dois vêm estabelecendo marcas importantes para o Brasil no esporte. Calderano foi o primeiro medalhista brasileiro do esporte na Olimpíada da Juventude. Ele conquistou o bronze no ano passado.

    Já Tsuboi alcançou a 33ª posição do ranking mundial, a melhor marca de um latino-americano em toda a história. Foi eleito pela Liga Alemã como a revelação da temporada.

    Os dois também tiveram sucesso juntos. Ele foram vice-campeões no Aberto do Qatar na disputa entre duplas.

    A Europa também será o destino de Lin Gui, medalhista de prata no individual e por equipe. Ela vai para a Áustria, defender o Linz, vice-campeão europeu.

    CONFIRA AS MEDALHAS DO BRASIL NO PAN-2015

    Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024