• Esporte

    Wednesday, 08-May-2024 03:41:21 -03

    Doping de Fred é só o segundo na história da seleção brasileira

    DE SÃO PAULO

    28/07/2015 02h00

    Eduardo Anizelli - 3.jun.2015/Folhapress
    O meia Fred durante uma entrevista com a seleção brasileira
    O meia Fred durante uma entrevista com a seleção brasileira

    O meia brasileiro Fred, 22, revelado pelo Internacional e atualmente no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, foi flagrado em exame antidoping feito pela organização da Copa América do Chile, torneio disputado em junho deste ano.

    Fred é só o segundo jogador na história da seleção principal a ser flagrado em um teste para doping –o outro foi o goleiro Zetti, em 1993, nas eliminatórias da Copa.

    O jogador foi um dos 23 convocados pelo técnico Dunga para a seleção brasileira, que foi eliminada nas quartas de final do torneio. A substância encontrada em sua urina foi o diurético hidroclorotiazida –informação revelada pelo site do canal "Fox Sports.

    A hidroclorotiazida é usada para tratamento de hipertensão e considerada doping pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) porque pode ser utilizada por atletas para mascarar outras substâncias que tenham ingerido, como anabolizantes ou estimulantes.

    Alexander Khudoteply/AFP
    O meia Fred, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia
    O meia Fred, do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia

    Nesta terça-feira (28), a contraprova pedida solicitada pelo atleta será revelada no laboratório colombiano Coldeportes, em Bogotá. Foi nele, um dos sete credenciados pela Wada nas Américas, que a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) realizou todos os exames recolhidos antes e durante a Copa América –não foi divulgado qual o dia em que foi colhida a amostra de Fred.

    A defesa do jogador informou que não vai se pronunciar até sair o anúncio da contraprova, nesta terça-feira.

    JOGADOR OLÍMPICO

    Fred está na Turquia, onde participa da pré-temporada de seu time. Ele foi convocado por Dunga para a Copa América como substituto de Luiz Gustavo, do Wolfsburg, cortado devido a uma lesão.

    Apesar de não ter aparecido na lista inicial de 23 chamados, o meia começou o torneio como titular, atuando nas duas primeiras partidas, contra Peru e Colômbia. Depois, perdeu a vaga para Philippe Coutinho, do Liverpool.

    Fred tem idade para disputar a Olimpíada do Rio (formado por um time quase todo sub-23) e vinha sendo convocado pelo antigo treinador da equipe olímpica, Alexandre Gallo –Dunga assumiu também este posto em maio deste ano.

    Pelo regulamento antidoping da Copa América, dois jogadores por partida são sorteados para exame de urina –o atleta não precisa necessariamente ter participado do jogo, pode ter ficado apenas no banco de reservas.

    Mas na véspera do início da competição para o Brasil, em 13 de junho, a Conmebol fez visita surpresa à concentração da seleção, já no Chile, e realizou exame em ao menos cinco jogadores –não foram divulgados os nomes dos atletas testados no dia.

    Caso a contraprova dê positivo, Fred pode ser suspenso provisoriamente até que o Tribunal de Disciplina da Conmebol tome uma decisão.

    O período de suspensão seria definido pelo tribunal, e caberia recurso à Fifa e, depois, ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS, em inglês).

    OUTRO LADO

    O advogado de Fred, Marcos Motta, disse que o estafe do jogador só vai se pronunciar depois do anúncio do resultado da contraprova.

    "Não podemos falar nada antes de conhecermos o resultado", disse Motta.

    O pedido da prova B, ou contraprova, foi do jogador.

    A CBF informou que não havia sido notificada oficialmente pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e que, por isso, não se pronunciaria sobre o assunto. A entidade sul-americana também não quis comentar o caso antes de a contraprova ser revelada.

    O Shakhtar Donetsk, clube de Fred, também não se manifestou.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024