• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 05:03:23 -03

    Contraprova de exame confirma doping de Fred em jogo da seleção

    MARCEL RIZZO
    DE SÃO PAULO

    31/07/2015 11h39

    Silvia Izquierdo/Associated Press
    Fred domina a bola durante treino da seleção brasileira em Santiago
    Fred domina a bola durante treino da seleção brasileira em Santiago

    A contraprova realizada no exame antidoping do meia brasileiro Fred, do Shakhtar Donetsk (UCR), manteve o resultado positivo para a substância diurética hidroclorotiazida.

    A Folha apurou que a Conmebol deve publicar o resultado nas próximas horas, e a partir daí o Tribunal de Disciplina da entidade deve suspendê-lo provisoriamente por 30 dias.

    O advogado Marcos Motta, que assumiu a defesa de Fred, confirmou à reportagem que a contraprova também acusou o doping.

    "Aguardamos agora a Conmebol para ver o que faremos", disse Motta.

    Os advogados do jogador terão esses dias para preparar a defesa do julgamento, que pode tirar o atleta de campo por alguns meses.

    Fred nega que tenha usado substância ilícita.

    "Confio na minha inocência e vou provar isso perante os órgãos competentes. Tenho uma trajetória limpa no futebol e conto com o apoio de todos", afirmou por meio de nota divulgada pela sua assessoria de imprensa.

    Logo depois da confirmação da contraprova, a CBF emitiu uma nota e afirmou que encaminhou uma lista completa de todos os medicamentos que seriam utilizados pela seleção brasileira para a organização do torneio. De acordo com a entidade, a substância hidroclorotiazida não fazia parte da lista enviada, tampouco da relação de medicamentos padronizados.

    "Portanto, não tínhamos esse medicamento a nossa disposição e o mesmo não foi ministrado pelo corpo médico da seleção brasileira", diz a nota.

    O departamento médico da CBF também colocou à disposição dos "órgãos competentes o prontuário do atleta e todos os demais documentos, caso necessário".

    O exame da contraprova foi realizado no laboratório Coldeportes, em Bogotá, e contou com a presença do médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar.

    A amostra foi colhida durante a participação do jogador de 22 anos na Copa América do Chile, em junho, com a seleção brasileira.

    A urina foi recolhida depois de uma partida, mas não foi divulgado em qual. Fred foi titular nas duas primeiras partidas do Brasil no torneio, contra Peru e Colômbia.

    A hidroclorotiazida –usada em medicamentos para hipertensão– é uma substância proibida pela Wada (Agência Mundial Antidoping) porque pode ser usada para mascarar outras substâncias ingeridas, como anabolizantes ou estimulantes, já que é um diurético.

    Fred foi convocado para a Copa América como substituto de Luiz Gustavo, cortado devido a uma lesão.

    Ele começou o torneio como titular, atuando nas duas primeiras partidas, contra Peru e Colômbia. Depois perdeu a vaga para Philippe Coutinho.

    Pelo regulamento antidoping da Copa América, dois jogadores por partida são convocados a realizar o exame de urina.

    Na quarta (28), Fred foi escalado como titular no duelo do Shakhtar Donetsk contra o Fenerbahçe, da Turquia, pela terceira fase de classificação da Liga dos Campeões da Europa.

    Ele atuou durante a maior parte do jogo, sendo substituído já nos acréscimos do segundo tempo. O jogo terminou 0 a 0. O clube turco enviou uma reclamação oficial para a Uefa, sobre a participação de Fred, já que a notícia do doping havia sido divulgada. A entidade europeia pediu explicações ao Shakhtar.

    A Conmebol não se pronunciou sobre o assunto até esse momento.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024