• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 14:17:52 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    Falta de palco para o polo aquático da Rio-2016 gera 'saia-justa', diz dirigente

    PAULO ROBERTO CONDE
    ENVIADO ESPECIAL A KAZAN

    01/08/2015 12h28

    Daniel Marenco/Folhapress
    Parque Aquático Julio Delamare não será mais palco das competições de polo aquático
    Parque Aquático Julio Delamare não será mais palco das competições de polo aquático

    Após a retirada do Parque Aquático Julio Delamare da lista de locais de competição da Rio-2016, em maio, o polo aquático permanece sem uma "casa" para chamar de sua no megaevento.

    O impasse tem causado problemas e insatisfação, de acordo com membro da seleção brasileira da modalidade. Ainda não há confirmação oficial de qual será o palco da fase inicial da disputa.

    Sabe-se que das quartas de final até as finais a competição será realizada no centro aquático olímpico –onde ocorrerão as provas de natação–, dentro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

    Os jogos da primeira fase, contudo, não têm sede. Nem mesmo ingressos para o estágio inicial foram postos à venda pela organização da Rio-2016.

    A indefinição causou o cancelamento do evento-teste da modalidade, inicialmente previsto para novembro próximo, no Julio Delamare. A data dele foi transferida para abril de 2016 (27 a 30), no centro aquático olímpico.

    Segundo Paulo Rogério Rocha, supervisor da seleção brasileira, o vaivém de sede não prejudica, mas preocupa. "A gente se adapta. O problema é a um ano dos Jogos Olímpicos ainda não haver lugar definido, isso é chato", afirmou.

    O dirigente disse que uma das opções aventadas é levar a disputa da fase inicial para o Parque Aquático Maria Lenk, que também faz parte do Parque Olímpico da Barra da Tijuca e receberá os saltos ornamentais e o nado sincronizado.

    Rocha contou que a indecisão gera uma espécie de mal estar no meio. "Ficamos um pouco numa saia-justa. Todos os países querem treinar no local de competição, mas não sabem onde vai ser."

    Como diversas seleções mundo afora previam viajar para o Brasil em novembro, para o evento-teste no Julio Delamare que acabou cancelado, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) resolveu aproveitar e promover um torneio internacional.

    De 17 a 22 de novembro, a seleção feminina enfrentará potências como Estados Unidos (atuais campeões olímpicos), Austrália, Holanda, Canadá e China, no Rio. A competição ocorrerá na Escola Naval e no Botafogo.

    O Julio Delamare continua fechado com a sua piscina inutilizada.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024