• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 16:15:13 -03

    Com lesão no ombro, Cielo abandona Mundial e ficará 3 meses sem treinar

    PAULO ROBERTO CONDE
    ENVIADO ESPECIAL A KAZAN

    05/08/2015 09h47

    Matthias Hangst/Getty Images
    Cielo lamenta a sexta colocação nos 50 m borboleta no Mundial de Kazan
    Cielo lamenta a sexta colocação nos 50 m borboleta no Mundial de Kazan

    Com uma lesão no tendão supra espinhoso do ombro esquerdo, o nadador Cesar Cielo, 28, está fora do Mundial de Kazan, na Rússia.

    A decisão da saída do nadador da competição foi tomada após um exame de ultrassom realizado na terça-feira (4) e uma reunião com Gustavo Magliocca, médico da equipe brasileira de natação. De acordo com Magliocca, Cielo vai ficar até três meses sem treinar. Neste período, o atleta fará sessões de fisioterapia para melhorar a inflamação no local.

    "Depois de 24 horas da disputa dos 50 m borboleta, fizemos uma avaliação e constatamos que havia uma inflamação maior do que se imaginava no tendão. A inflamação estava comprometendo outros tendões. A decisão foi mais da parte médica do que da comissão técnica e do atleta", disse Magliocca durante entrevista.

    "Trabalho com o Cielo desde 2008 e temos uma boa relação. Ele relutou muito sobre essa decisão, mas achamos melhor já pensando no ciclo olímpico. Ele só voltará quando estiver 100% seguro e certo de que não terá mais problema com isso", acrescentou.

    Já Alberto Silva, o Albertinho, chefe da equipe masculina de natação, afirmou que o nadador estará recuperado até o final do ano. "Tenho certeza que o Cesar vai estar bem até o final do ano. Um corte é sempre uma decisão desagradável e às vezes difícil, mas a gente abre para o departamento médico. O entendimento geral para o estafe que estava aqui era de que ele cuidasse disso em casa", disse.

    Cielo voltaria a competir na sexta-feira (7), quando defenderia seus três títulos mundiais consecutivos nos 50 m livre, prova da qual também é recordista mundial.

    O nadador reclamou da lesão no ombro durante as eliminatórias dos 50 m borboleta no domingo. Ele conseguiu vaga para a final da prova, mas terminou apenas na sexta colocação. Logo após a prova, reclamou que não estava nadando bem e que havia errado em sua preparação.

    O vencedor dos 50 m borboleta foi o francês Florent Manaudou, seguido do brasileiro Nicholas Santos.

    Cielo deixou a Kazan em voo da Air France, que fará escalas em Moscou e Paris. Ele desembarcará no Brasil na manhã desta quinta-feira (6). Ainda nesta semana, o nadador deverá realizar um exame de ressonância magnética em São Paulo para avaliar melhor a lesão.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024