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    Hino da Olimpíada de Inverno é plágio de canção do Frozen, dizem críticos

    TOM PHILLIPS
    DO GUARDIAN, EM PEQUIM

    05/08/2015 11h55

    Associated Press
    Elsa, personagem do filme Frozen, da Disney
    Elsa, personagem do filme Frozen, da Disney

    O compositor de um dos hinos oficiais da Olimpíada de Inverno de 2022, em Pequim, está enfrentando uma avalanche de críticas por conta da afirmação de que sua canção é estranhamente parecida com Let it Go, tema do sucesso de animação Frozen, da Disney.

    Zhao Zhao, um compositor respeitado que estudou na maior escola de música chinesa e trabalhou com artistas como Placido Domingo, é o compositor de The Ice and Snow Dance, uma das 10 baladas sentimentais e motivacionais escolhidas para representar os jogos.

    Outras faixas do pacote incluem Never Give Up, Snow Dream e, em um exemplo de título otimista, Welcome to the Great Wall for Skiing [bem-vindo à grande muralha do esqui].

    Mas, enquanto Pequim comemora sua seleção como sede dos jogos de 2022, Zhao se vê acusado de plágio.

    Veja hino de Pequim-2022

    "Você não tem vergonha?", afirmava uma das diversas mensagens hostis postadas no perfil do compositor no Weibo, o equivalente chinês do Twitter.

    "Dá para parar com o plágio?", outra das mensagens afirmava. "Você envergonhou a China".

    Dezenas de comentários negativos em chinês foram postados sob um vídeo da canção no YouTube, nos últimos dias.

    Veja musica do Frozen

    "O plágio nesse caso é bem óbvio", afirmava uma das mensagens. "Trata-se de um evento esportivo internacional. Se eles não conseguem fazer música sozinhos, poderiam pelo menos contratar um compositor estrangeiro para isso".

    Um segundo comentarista resmungava que "[a China] tem problemas gritantes de plágio, e ainda assim quer sediar a olimpíada".

    Um blogueiro criou um mash-up das duas canções, como tentativa de provar sua semelhança.

    A controvérsia sobre a suposta cópia foi tamanha que até mesmo a respeitada revista financeira "Caijing" decidiu ingressar no debate.

    "Algumas notas são quase idênticas na linha inicial, e a única diferença é o tempo", teria dito um crítico, segundo a revista.

    "Não faltam excelentes compositores à China", comentou outro crítico, frustrado. "Por que eles precisam plagiar?"

    Zhao Zhao, pianista nascido na cidade chinesa de Changsha, não respondeu de imediato a um pedido de comentário encaminhado por e-mail.

    Depois de assistir a Sam Smith cantando em Los Angeles, meses atrás, ele escreveu, em sua página do Facebook, que "é uma noite de pop britânico! Sam Smith tem boa voz e boas canções, e às vezes preciso me deixar comover dessa maneira".

    Houve quem saísse em defesa de Zhao, como por exemplo outro comentarista no YouTube que escreveu: "Não se pode acusar alguém de plágio sem ter prova alguma. Existem critérios rigorosos para definir plágio em música - uma coisa não se torna plágio só porque você diz que é".

    Um segundo defensor comentou que "o que vale como plágio? A música é toda feita de notas como dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Isso conta como plágio?"

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

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