• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 02:39:37 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    Popov diz que Rio está pronto para a Olimpíada e alfineta Cielo

    PAULO ROBERTO CONDE
    ENVIADO ESPECIAL A KAZAN

    09/08/2015 09h01

    Lenda da natação, o russo Alexander Popov, 43, é também um dos principais monitores dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. E ele se disse confiante, mas alerta, para a organização da competição.

    O ex-nadador, detentor de nove medalhas olímpicas, faz parte da comissão de coordenação do COI (Comitê Olímpico Internacional) para a Rio-2016.

    A menos de um ano para o megaevento, ele avaliou que a cidade superou desconfianças. Entre abril e maio de 2014, a organização recebeu críticas até mesmo de um dos vice-presidentes do COI, o australiano John Coates, que disparou que era pior preparação que já havia visto.

    Popov adotou outra linha. "Estamos todos confiantes que a cidade estará pronta. Os locais estarão prontos. Os Jogos vão acontecer de qualquer forma", afirmou, em entrevista durante o Mundial de Kazan.

    Porém, destacou que a baía de Guanabara requer atenção. "O problema não é exatamente a qualidade da água, mas o lixo flutuante é um problema. Pode afetar a competição. Mas a cidade do Rio está trabalhando nisso", comentou.

    ALFINETADA EM CIELO

    Um dos maiores velocistas da história da natação, Popov também cutucou Cesar Cielo, a quem costuma criticar.

    O brasileiro abandonou o Mundial de Kazan na última quarta-feira (5) sob alegação de ter inflamação do ombro esquerdo. Cielo disputou a final dos 50 m borboleta, na qual ficou em sexto, e deixou a disputa dos 50 m livre, prova da qual era tricampeão mundial.

    "Por que ele veio, se tinha uma lesão no ombro? Ele poderia ter dado sua vaga para qualquer outro brasileiro ter a chance de competir", indagou Popov.

    O russo não explicou por que não nutre empatia por Cielo, campeão olímpico dos 50 m livre em Pequim-2008 e atual recordista da distância (20s91), mas fez uma comparação com outro nadador brasileiro para fazer outra provocação.

    "Eu tenho um grande amigo no Brasil, o Gustavo Borges. Ele tem classe. Eu sempre comparo nadadores brasileiros com o Gustavo Borges. E, na minha opinião, Cesar Cielo não está no mesmo nível em sua personalidade, como nadador. Pelo respeito com os competidores, muitas coisas. Estou acostumado com pessoas mais de classe. Gustavo é um fantástico embaixador para o esporte brasileiro, especialmente para a natação. Cesar Cielo é bom para si mesmo", concluiu.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024