• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 06:58:03 -03

    Brasil no Parapan expõe êxitos na natação e surpresa no tênis de mesa

    JAIRO MARQUES
    ENVIADO ESPECIAL A TORONTO

    10/08/2015 02h00

    O Brasil abriu caminho, durante o final de semana, para a conquista do tricampeonato em Jogos Parapan-americanos. Ao todo, 16 ouros foram conquistados até este domingo (9), na competição de Toronto, no Canadá, aberta no último sábado (8).

    A maior parte do resultado brasileiro, primeiro lugar com larga vantagem no quadro de medalhas, veio das piscinas do centro aquático: dez ouros, um deles, nos 100m livres para homens, categoria S5, de Daniel Dias.

    Umas das surpresas de resultado para o Brasil veio do tênis de mesa, com a catarinense Danielle Rauen, 17, a mais jovem da delegação e que levou o ouro na disputa após vencer uma atleta brasileira, uma chilena e uma argentina.

    "Nunca imaginei que conseguiria chegar a um resultado desses. Comecei no esporte apenas para fazer fisioterapia do meu corpo. Fui me profissionalizando e tudo aconteceu muito rápido. Chegar em meu primeiro Pan e já conquistar o ouro e um vaga para o Rio 2016 é um sonho", diz Rauen.

    A mascote do elenco brasileiro tem uma doença degenerativa chamada artrite reumatoide, que, aos poucos, pode tirar seus movimentos. Ela joga pela classe 9/10. Nos jogos paradesportivos, os competidores são divididos conforme suas habilidades de movimentos.

    "Essa vaga e essa conquista aumentam as minhas forças, a minha vontade e a minha motivação para treinar forte e me dedicar ainda mais. Quero uma medalha paraolímpica".

    DUPLA

    Da bocha, modalidade disputada por atletas com deficiências muito debilitantes, como a paralisia cerebral, vieram duas medalhas de ouro. Uma delas foi garantida pela dupla campeã paraolímpica Dirceu e Eliseu.

    "Ainda precisamos corrigir alguns pontos. Erramos bolas fáceis, mas conseguimos vencer", afirma Dirceu.

    O país já garantiu 34 premiações.

    O jornalista JAIRO MARQUES viajou a convite do Comitê Paralímpico Brasileiro

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024