• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 02:17:39 -03

    Corrupção no futebol

    CPI do Futebol ouvirá jornalistas e personalidades do esporte no Brasil

    DE BRASÍLIA

    11/08/2015 20h13

    Ed Ferreira-28.mai.2015/Folhapress
    BRASÍLIA, DF, 28.05.2015: Romário fala na tribuna do Senado Federal, sob a presidência do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), em Brasília (DF), nesta quinta-feira (28). O senador Romário (PSB-RJ) protocolou requerimento solicitando a criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar a CBF
    Romário será o presidente da CPI do Futebol

    A CPI do Futebol definiu nesta terça-feira (11) seu plano de trabalho para os próximos meses. A primeira ação da comissão será convidar jornalistas, dirigentes, árbitros e atletas para avaliar o atual cenário do futebol brasileiro.

    Apenas em uma segunda etapa é que o colegiado iniciará as investigações de irregularidades na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e na realização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014.

    Para o relator da CPI, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a comissão não atuará apenas para investigar a CBF mas para contribuir com a melhoria do futebol brasileiro como um todo.

    Na semana que vem, a CPI deverá ouvir os jornalistas Juca Kfouri (Folha/UOL), Sérgio Rangel (Folha), Jamil Chade ("O Estado de S. Paulo") e José Cruz (UOL). Eles foram escolhidos por já terem publicado reportagens investigativas sobre casos de corrupção no futebol. Para o presidente da CPI, o ex-jogador Romário (PSB-RJ), que concordou com o plano de Jucá, os jornalistas poderão dar contribuições para as reuniões seguintes do colegiado.

    Na semana seguinte, a CPI ouvirá presidentes de federações estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Distrito Federal, Amazonas e Acre. Eles deverão expor a realidade local do futebol e do calendário de competições.

    Pedro Ladeira - 17.mar.2015/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 17-03-2015, 20h00: O senador Romero Jucá, relator do orçamento da União, durante sessão do Congresso Nacional durante sua votação, em Brasília (DF). (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
    Senador Romero Jucá será o relator da CPI

    A outra audiência já programada pela comissão deverá ter a presença de dirigentes de clubes. Jucá irá convidar os presidentes do Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, São Paulo, Sport e Vasco. Representantes de atletas também deverão ser chamados para contribuir com as exposições sobre a situação do esporte no país. Além deles, a comissão quer ouvir treinadores e árbitros, além de personalidades que fazem parte da história do futebol, como o técnico da seleção brasileira, Dunga, e os ex-jogadores Pelé e Zico, ícones do esporte.

    Somente após esta primeira fase de depoimentos é que a CPI mergulhará nas investigações contra a CBF, em que deverá convocar integrantes da confederação e pessoas ligadas a ela, como o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e o seu ex-presidente Ricardo Teixeira, que deixou o cargo em 2012.

    Na reunião desta terça, a CPI também aprovou requerimento solicitando à Procuradoria-Geral dos Estados Unidos o compartilhamento de informações sobre a investigação de esquema de corrupção na Fifa. O FBI, agência federal de investigação daquele país, é responsável pela operação.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024