• Esporte

    Monday, 20-May-2024 14:19:00 -03

    Palmeiras tem macarrão e tapioca em cardápio para atletas que jogam às 11h

    GUILHERME SETO
    DE SÃO PAULO

    15/08/2015 18h29

    Neste domingo (16), o Palmeiras enfrentará o Flamengo em seu estádio e jogará pela terceira vez às 11h no Campeonato Brasileiro.

    Para os jogadores, isso significa uma desagradável mudança de rotina e de dieta.

    Para reduzir o incômodo, a nutricionista Alessandra Favano, 37, é quem entra em ação. Há cinco anos no clube, ela é uma das principais responsáveis por fazer com que os atletas não sintam tanto o choque da mudança.

    Habituados a não tomar café da manhã e a acordar tarde em dias de jogos, os atletas têm que consumir grandes quantidades de carboidratos a partir das 8h para acumular energia para jogar de manhã.

    "Precisei colocar alimentos que não são os que estamos acostumados a comer pela manhã. Juntei carboidratos presentes em dietas de outros esportes, como macarrão e batata doce, que levam mais tempo para se transformar em açúcar, com coisas mais típicas do café da manhã daqui", conta.

    Para preparar os jogadores para o "estranho" novo cardápio, ela deu uma palestra em que explicava a importância dessa alimentação.

    "Falei para eles sobre a importância de dormir cedo, diminuir a luminosidade dos aparelhos eletrônicos para descansar e de comer aqueles alimentos pela manhã. A adesão foi incrível", afirma.

    Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
    A nutricionista Alessandra Favano ao lado de Nathan, jovem zagueiro do Palmeiras
    A nutricionista Alessandra Favano ao lado de Nathan, jovem zagueiro do Palmeiras

    MACARRÃO E TAPIOCA

    Ela diz que os itens preferidos desse cardápio são o macarrão e a tapioca. As batatas doces costumam ser deixadas de lado, mesmo com uma preparação para disfarçar o gosto do tubérculo.

    A nutricionista enfatiza que todo o trabalho foi desenvolvido com o departamento de fisiologia do clube. Também diz que não fez nada de diferente do que outro colega de profissão faria.

    No entanto, devido ao trabalho no Palmeiras, ela se tornou ser referência para nutricionistas de outros clubes, que passaram a consultá-la sobre seu planejamento para os jogos matutinos.

    Neste final de semana, os jogadores estão passando por mais um teste de Favano e sua equipe. Desde a manhã de sábado, eles vão tomar o café da manhã reforçado, já acostumando o corpo para a rotina do dia seguinte.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024