• Esporte

    Saturday, 11-May-2024 13:36:18 -03

    Com Brunoro, time que está fora da 4ª divisão joga para evitar fim de ano

    LUIZ COSENZO
    DE SÃO PAULO

    17/08/2015 17h00

    Divulgação/Brasília Futebol Clube
    Brunoro é apresentado como novo diretor-executivo do Brasília
    Brunoro é apresentado como novo diretor-executivo do Brasília

    Sem disputar uma partida oficial há mais de cem dias e fora das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, o Brasília joga para evitar que o ano acabe mais cedo curiosamente em uma competição internacional, a primeira na história de 40 anos do clube.

    Campeão da Copa Verde em 2014, a equipe garantiu vaga na edição deste ano da Copa Sul-Americana e fará dois jogos contra o Goiás. O primeiro será nesta terça-feira (18), às 21h15, no estádio Bezerrão. A partida de volta está marcada para a outra semana no Serra Dourada, em Goiânia.

    Depois de ser três vezes consecutivas vice-campeão estadual, o Brasília foi adquirido em abril pelo advogado e empresário da área de construção civil, Luis Felipe Belmonte, que se tornou o acionista majoritário da equipe (96%).

    Para chefiar o projeto que tem como meta chegar à Série B do Brasileiro em seis anos, Belmonte apostou em José Carlos Brunoro, homem-forte do Palmeiras nos anos 1990, quando o clube tinha o patrocínio da Parmalat, e diretor executivo da equipe alviverde na primeira gestão de Paulo Nobre.

    "Recebi o convite para melhorar a estrutura e organizar o clube desde as categorias de base até o departamento de marketing. É um trabalho bem semelhante ao que executei no Audax. Nosso projeto é para daqui seis anos estar na Série B do Brasileiro", disse Brunoro, que foi contratado por três temporadas.

    Divulgação/Brasília Futebol Clube
    Brunoro (dir.) cumprimenta Omar Feitosa, contratado para ser o novo treinador do Brasília
    Brunoro (dir.) cumprimenta Omar Feitosa, contratado para ser o novo treinador do Brasília

    A equipe também não possui um centro de treinamento. Os treinos são realizados em campos e academias alugadas. Para 2016, o clube irá alugar uma sede fixa para treinos.

    Os valores do investimento, assim como o salário de Brunoro não foram divulgados.

    O dirigente, porém, também teve que se virar para montar um grupo para a disputa da Copa Sul-Americana. Sem jogar desde o dia 2 de maio, quando disputou a final do Campeonato Brasiliense, o Brasília promoveu jogadores das categorias de base e contratou alguns atletas que atuaram no Estadual por outros clubes, mas estavam desempregados, para formar o time.

    "É difícil contratar jogadores por apenas três meses de contrato. Usamos como trunfo que jogar a Sul-Americana teria mais visibilidade, mas foi muito difícil. Nosso objetivo é ser competitivo. Vamos ser um time forte fisicamente e vamos jogar com ritmo intenso para poder surpreender", disse Brunoro, que contratou Omar Feitosa, ex-gerente de futebol do Palmeiras, para ser o treinador da equipe.

    "O nosso planejamento é forte para o ano que vem, quando teremos três competições para disputar no primeiro semestre [Campeonato Brasiliense, a Copa do Brasil e a Copa Verde]. Já vamos projetar o próximo ano a partir do término da nossa participação na Copa Sul-Americana", completou.

    Felipe Costa/Brasília Futebol Clube/Divulgação
    Jogadores do Brasília durante treino
    Jogadores do Brasília durante treino

    Após sua última passagem marcada por polêmicas no Palmeiras, principalmente com cobranças ao seu trabalho nos casos das saídas de Alan Kardec e Barcos, Brunoro evita falar sobre temas atuais do o ex-clube.

    "Sobre o Palmeiras, o que digo é que já esperava essa ascensão. O Palmeiras está plantando o que fizemos na primeira gestão do Paulo Nobre. Antes de sair, disse para o Nobre que o Palmeiras iria crescer muito nesta temporada", afirma.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024