• Esporte

    Saturday, 28-Sep-2024 19:57:43 -03

    Mineirinho é eliminado e pode perder liderança do Mundial; Medina avança

    DE SÃO PAULO

    17/08/2015 16h02

    O paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, foi derrotado pelo carioca Bruno Santos nesta segunda-feira (17), na terceira rodada da sétima etapa do Mundial de surfe, em Teahupoo, no Taiti, Polinésia Francesa, e está fora da competição.

    Com o revés, o paulista pode perder a liderança do ranking. Ele está no topo com 33.200 pontos. Os australianos Julian Wilson (31.450) e Owen Wright (27.900) e o brasileiro Filipe Toledo (29.200) estão vivos na disputa em Teahupoo e têm chance de ultrapassar Mineirinho dependendo das suas posições na etapa, que tem janela de competição aberta até o dia 25 de agosto.

    O australiano Mick Fanning, segundo colocado com 32.950 pontos, também foi eliminado na terceira fase e não tem como assumir a liderança, pois chegará aos 34.700 pontos, enquanto Mineirinho vai para 34.950.

    Bruno Santos, que só participa da competição por ter recebido um convite da organização, bateu Mineirinho nesta segunda-feira por 16.20 a 13.70. Apesar de não competir na elite do surfe, Santos tem grande experiência em Teahupoo, pois venceu a etapa em 2008.

    MEDINA BRILHA

    O paulista Gabriel Medina voltou à sua velha forma nesta segunda-feira. Atual campeão mundial, o surfista brilhou ao derrotar o havaiano John John Florence pela terceira rodada da sétima etapa do Mundial.

    Com o triunfo sobre a maior estrela do surfe havaiano na atualidade, Medina avançou à quarta fase e se mantém na briga pelo bicampeonato da etapa do Taiti. Em 2014, ele ganhou o desafio ao bater na final o americano Kelly Slater, onze vezes campeão mundial, por apenas três centésimos.

    Veja vídeo

    Na bateria mais esperada do dia, Medina adotou uma tática diferente da de Florence. Pegou o máximo de ondas possíveis. E deu certo. O brasileiro recebeu um 9.07 no início e colocou pressão no havaiano, que não se intimidou e reagiu com dois grandes tubos, a manobra que mais conta em Teahupoo, que é quando o surfista se posiciona para ficar debaixo da onda em forma de tubo e tenta sair antes que ela se feche.

    Florence ganhou um 9.57 e um 9.27. O desafio parecia decidido a favor do havaiano. Mas em duas ondas seguidas, Medina emendou um 9.27 e um 9.73 para fechar a bateria com um total de 19.00 contra 18.84 do adversário, que está eliminado.

    "John John é um dos melhores surfistas aqui em Teahupoo. Estou muito feliz por ter pegado ótimos tubos e por avançar mais uma rodada. Meu pai me disse para continuar com essa estratégia, de esperar as melhores ondas. Ele teve duas notas acima de nove, mas peguei aquela onda irada [já na parte final da bateria] e consegui passar", disse Medina logo após a vitória.

    O triunfo é muito importante para o paulista continuar sonhando com a possibilidade do bicampeonato mundial, apesar de ser muito difícil, como ele próprio já afirmou em entrevista à Folha. Com 16.150 pontos, ele ocupa apenas a 15ª colocação no ranking, mas deve subir de posição depois da etapa do Taiti. Florence, por exemplo, é o 14º na classificação e será ultrapassado pelo brasileiro.

    Na quarta rodada da competição em Teahupoo, Medina vai encarar o brasileiro Ítalo Ferreira, que bateu o compatriota Jadson André, e Bruno Santos, que venceu justamente Mineirinho. Esta fase não é eliminatória. O primeiro colocado da bateria avança às quartas de final, enquanto o segundo e o terceiro vão para uma repescagem.

    FILIPE TOLEDO

    Filipe Toledo derrotou o americano Brett Simpson e também avançou para a quarta rodada.

    Filipinho, que ainda busca evoluir em ondas grandes, como é o caso dessa praia, encontrou boas oportunidades e fechou a bateria com 16.97 pontos –teve um 8.17 e um 8.80 como as suas melhores notas.

    Simpson até abriu a disputa com um 8.17 e colocou pressão no brasileiro, mas, depois, não conseguiu encaixar um bom tubo. O americano terminou com 12.50 pontos e está eliminado.

    O brasileiro Wiggolly Dantas também avançou. Na terceira fase, ele venceu o australiano Matt Wilkinson.

    Com ondas fracas no início da tarde desta segunda em Teahupoo, a organização decidiu paralisar o campeonato. Uma nova chamada será feita às 14h30 de Brasília desta terça-feira (18).

    CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

    Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024