• Esporte

    Monday, 06-May-2024 15:51:09 -03

    São Paulo prioriza Copa do Brasil para alcançar metas na temporada

    RAFAEL VALENTE
    DE SÃO PAULO

    20/08/2015 02h00

    Eduardo Anizelli 09.ago.2015/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 09-08-2015, 16h00: O jogador Luis Fabiano, do Sao Paulo, comemora seu gol contra o Corinthians em jogo valido pela 17 rodada do Campeonato Brasileiro, no estadio do Morumbi, em Sao Paulo. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, ESPORTE)
    Luis Fabiano comemora gol contra o Corinthians; contra o Ceará nesta quinta (20) ele volta a ser titular

    O São Paulo estreia na Copa do Brasil na noite desta quinta-feira (20), já nas oitavas de final, contra o Ceará, no Morumbi, decidido a dar prioridade ao torneio.

    A diretoria vê na competição uma possibilidade maior de alcançar os dois objetivos deste ano: um título e uma vaga na Libertadores-2016.

    O discurso neste momento é que Brasileiro e Copa do Brasil têm pesos iguais, mas a Folha apurou que outros fatores fazem com que, na prática, a decisão seja outra.

    No Brasileiro, o caminho é avaliado como incerto. O São Paulo ocupa a sexta posição —com 31 pontos, está a dois do G-4, zona de classificação para a Libertadores, e a nove do líder, o Corinthians.

    Mas o time tem oscilado muito. Não consegue ter uma sequência de vitórias para se manter no G-4 e entre os candidatos ao título —a série mais longa foi de três triunfos.

    Na Copa do Brasil, se obter sucesso em todas as fases, disputará oito jogos. Conquistar uma taça também é obsessão dentro do clube, e isso faz com que a competição tenha seu status elevado.

    A atual diretoria já fracassou em cinco torneios e tem enfrentado cobrança forte da torcida. O último título foi o da Copa Sul-Americana, em 2012, cuja final não teve o segundo tempo porque o Tigre (ARG) se recusou a jogá-lo após briga entre os jogadores.

    Já a última conquista nacional foi o Brasileiro-2008.

    Além disso, dos principais torneios, o título da Copa do Brasil é inédito para o São Paulo e para o goleiro Rogério Ceni, que teve o contrato estendido de agosto até o final do ano com expectativa de se aposentar campeão.

    "Para esse novo desafio, vou colocar em campo o melhor time possível", disse Osorio. "Quero um time que possa competir bem e conquistar um bom resultado."

    PRESSÃO NA ESTREIA

    A estreia do São Paulo na Copa do Brasil é cercada de cobranças e não é só por causa da importância da taça.

    Um dos motivos é o adversário. O Ceará tem tudo para não priorizar a disputa. Lanterna da Série B, com três vitórias em 19 jogos, o clube teme a queda para a Série C.

    Além disso, terá 12 desfalques nesta noite. Oito atletas já jogaram a Copa do Brasil por outra equipe e não podem defender o Ceará no torneio. Mais quatro estão lesionados.

    Por fim, o São Paulo tem um longo histórico de eliminações para times pequenos no torneio. Em 2014, o algoz foi o Bragantino, então antepenúltimo colocado da Série B.

    "É um jogo em que, para muitos, é vitória automática. Não vejo assim. Acho que temos que dar uma boa resposta para conseguir um bom resultado", afirmou Osorio.

    FICHA TÉCNICA

    SÃO PAULO: Renan Ribeiro; Bruno, Rafael Toloi, Luiz Eduardo e Reinaldo; Thiago Mendes, Hudson, Michel Bastos, Ganso e Pato; Luis Fabiano. Técnico: Juan Carlos Osorio

    CEARÁ: Luís Carlos; Carlão, Charles, Gilvan e Wellington Carvalho; João Marcos, Uillian Correia, Ernandes e Sanchez; Fabinho e Arthur. Técnico: Marcelo Cabo

    Estádio: Morumbi
    Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
    Horário: 21h30
    TV: ESPN Brasil e SporTV

    arte

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024