• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 13:09:19 -03

    Hamilton vence com tranquilidade o GP da Bélgica; Massa é o sexto

    DE SÃO PAULO

    23/08/2015 10h49

    Assim como no treino de classificação deste sábado (22), o resultado do GP da Bélgica, 11ª etapa do Mundial de F-1, teve a Mercedes nas duas primeiras colocações. A corrida, disputada em Spa-Francorchamps na manhã deste domingo (23), foi vencida com tranquilidade pelo inglês Lewis Hamilton.

    Nico Rosberg garantiu a segunda posição, e Romain Grosjean, da Lotus, completou o pódio. Daniil Kvyat, da Red Bull, foi o quarto colocado, seguido por Sergio Perez, da Force India.

    Felipe Massa chegou em sexto, e, com o resultado, o brasileiro pulou da sexta para a quarta colocação —juntamente com Raikkonen— no Mundial, com 82 pontos. Ele está atrás, somente, de Hamilton (227), Rosberg (199) e Vettel (160).

    O brasileiro Felipe Nasr, da Sauber, terminou a corrida em 11º.

    A CORRIDA

    Antes mesmo do início da corrida, o primeiro piloto abandonou a pista. Hulkenberg, da Force India, apontou problemas com seu carro e não participou do GP da Bélgica. Neste caso, a largada foi abortada, e os pilotos fizeram uma nova volta de apresentação.

    Nessa mesma volta, Carlos Sainz também abandonou a corrida, e o GP da Bélgica teve início com um total de 18 carros e 43 voltas.

    Com os carros já na disputa, Lewis Hamilton se manteve na liderança de ponta a ponta. Só perdeu a primeira colocação quando parou nos boxes.

    Felipe Massa, que teve dificuldades logo após a largada, manteve viva a disputa por uma boa colocação. O brasileiro brigou com Sergio Perez, da Force India, pelo quinto lugar nas últimas voltas.

    Ambos os pilotos, no entanto, acabaram superados por Kvyat.

    Valtteri Bottas, que terminou em nono, passou aperto no meio da corrida. Em uma de suas passagens pelos boxes, o piloto da Williams recebeu três pneus macios e um médio, o que vai contra o regulamento da competição.

    Com o erro, o piloto foi punido com um "drive-through", quando cruza os boxes. Ele ainda precisou de uma parada extra para trocar os pneus corretamente.

    Os pneus também foram problema para Sebastian Vettel. O piloto da Ferrari, que buscava uma vitória no aniversário de 900 corridas da equipe, terminou em 12º após a explosão de um dos pneus traseiros.

    Nas voltas finais, o alemão era o único do top 10 que havia realizado somente uma parada nos boxes. E para manter a terceira colocação, garantida em disputa apertada com Grosjean, o piloto até chegou a sugerir à equipe que analisasse se uma segunda parada era, realmente, "necessária". O deslize dos italianos frustrou a garantia do pódio.

    Para a 12ª etapa, o Mundial de F-1 vai à Itália. A corrida será disputada no dia 6 de setembro.

    CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA BÉLGICA
    1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
    2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
    3: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
    4: Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
    5: Sergio Pérez (MEX/Force India)
    6: Felipe Massa (BRA/Williams)
    7: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
    8: Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
    9: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
    10: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
    11: Felipe Nasr (BRA/Sauber)
    12: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
    13: Fernando Alonso (ESP/McLaren)
    14: Jenson Button (ING/McLaren)
    15: Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia)
    16: Will Stevens (ING/Manor Marussia)

    NÃO COMPLETARAM
    Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso)
    Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
    Pastor Maldonado (VEN/Lotus)
    Nico Hulkenberg (ALE/Force India)

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024