• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 04:29:06 -03

    São Paulo bate Ceará, vai às quartas de final da Copa do Brasil e alivia crise

    JOÃO PAULO BENINI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    26/08/2015 21h28

    Rubens Chiri/saopaulofc.net
    O atacante Alexandre Pato comemora um dos gols do São Paulo sobre o Ceará
    O atacante Alexandre Pato comemora um dos gols do São Paulo sobre o Ceará

    O São Paulo afastou o fantasma da eliminação na Copa do Brasil ao derrotar o Ceará, em pleno Castelão, por 3 a 0. Com o resultado agregado de 4 a 2, o time do Morumbi avança às quartas de final da competição e mantém vivo o sonho de conquistar o torneio.

    Após a derrota por 2 a 1 na última quinta-feira (20), a equipe tricolor viajou a Fortaleza com a necessidade da vitória por dois gols de vantagem.

    Com domínio do jogo, o time comandado pelo técnico Juan Carlos Osorio abriu o placar em cobrança de pênalti de Rogério Ceni, aos 45 min do primeiro tempo. Coube a Thiago Mendes ampliar, aos 10 min da etapa final. Alexandre Pato selou a classificação aos 30 min.

    Com a bola rolando, o que se viu em campo pelo lado do time tricolor foi uma equipe com um bom futebol. Com um a menos durante todo o segundo tempo após a expulsão de Wellington Carvalho, o Ceará só chegou ao gol de Rogério Ceni em falta cobrada por Fabinho e que explodiu no travessão, aos 13 min do segundo tempo.

    O São Paulo espera o sorteio que acontecerá na próxima segunda-feira (31) para conhecer seu adversário nas quartas de final da competição. Pelo Brasileiro, no qual é o sexto colocado, o time volta a atuar no sábado (29), às 21h, contra a Ponte Preta, no Morumbi.

    Já o Ceará concentra suas forças na tentativa de escapar do rebaixamento na Série B. O time de Fortaleza é o penúltimo colocado, com apenas 17 pontos em 20 jogos, e viaja a Goiânia para enfrentar o Atlético-GO, sábado, às 16h30.

    O JOGO

    O São Paulo começou a partida com o controle absoluto. Postado para o contra-ataque, o Ceará buscou a saída rápida para surpreender a defesa do time tricolor.

    Apesar da maior posse de bola, o São Paulo abusou dos cruzamentos na área cearense, mesmo sem ter um atacante especialista no jogo aéreo. Aos 8 min, Michel Bastos pegou uma sobra de bola na meia lua e bateu de esquerdo. Luís Carlos defendeu com segurança.

    O Ceará respondeu em roubada de bola de João Marcos em Michel Bastos, aos 26 min. O volante passou para Fabinho, que invadiu a área, mas bateu fraco e facilitou a defesa de Rogério Ceni.

    O São Paulo voltou a levar perigo ao gol de Luís Carlos com Alexandre Pato, que pegou sobra de bola na entrada da área e bateu forte. Luís Carlos conseguiu a defesa sem rebater.

    A insistência são-paulina nas jogadas pelas pontas foi recompensada aos 43 min. Carlinhos recebeu na direita, invadiu a área e foi derrubado por Sanchez. Rogério Ceni cobrou o pênalti e marcou seu 131º gol com a camisa tricolor.

    Veja vídeo

    Na etapa complementar o São Paulo manteve o domínio e conseguiu seu segundo gol logo aos 10 min. Thiago Mendes recebeu livre na entrada da área e chutou no canto esquerdo, sem defesa por parte do goleiro Luís Carlos.

    Os cearenses responderam aos 13 min. Fabinho cobrou falta da entrada da área e a bola explodiu no travessão da meta de Rogério Ceni.

    O terceiro gol são-paulino saiu após bela troca de passes, aos 30 min. Ganso lançou Bruno na direita. O lateral cruzou para Alexandre Pato bater forte e marcar.

    Após levar o terceiro gol, o Ceará avançou o time na tentativa de diminuir a vantagem tricolor, mas não conseguiu levar perigo ao gol de Rogério.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024