• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 22:06:51 -03

    Sem Neymar, Brasil estreia Lucas Lima em amistoso contra a Costa Rica

    THAIS BILENKY
    ENVIADA ESPECIAL A NOVA JERSEY
    DANILO LAVIERI
    DO UOL, EM NOVA JERSEY

    05/09/2015 02h00

    Com Lucas Lima titular pela primeira vez e sem Neymar, que começará no banco de reservas, o Brasil enfrenta neste sábado às 17h (horário de Brasília) a Costa Rica em Nova Jersey (EUA) no penúltimo amistoso antes de começar a disputa das eliminatórias.

    O Brasil estreia no torneio que dá vaga para a Copa do Mundo da Rússia-2018 no dia 8 de outubro contra o Chile, em Santiago. Antes, faz outro amistoso, contra os EUA, em Foxborough (Massachusetts), na próxima terça-feira (8).

    Será o primeiro jogo da seleção desde a má campanha na Copa América neste ano.

    A missão de Lucas Lima não é pequena: recuperar o meia clássico de outros tempos da seleção, que arma o jogo para os atacantes, como faz atualmente no Santos.

    Ele tentará tirar a seleção de um trauma vivido desde a última fracassada tentativa, com o à época também santista Ganso, o último que tinha o rótulo de maestro do meio da seleção, mas ficou só no "quase" em 2012.

    "A ansiedade bate um pouco. Sempre foi um sonho, só sentimentos bons", disse o meia santista, que começará o jogo tendo Luiz Gustavo, Fernandinho e Willian como parceiros no meio-campo.

    Oscar e Ramires, ambos do Chelsea, que poderiam ser titulares do time de Dunga, foram cortados antes dos amistosos por causa de lesão.

    Philippe Coutinho, do Liverpool, que foi titular na Copa América, foi chamado para o lugar de Oscar, mas começa o amistoso no banco.

    Pela primeira vez desde que o técnico Dunga reassumiu a seleção brasileira, um ano atrás, Neymar não será titular. Em entrevista nesta sexta-feira (4), o treinador afirmou que "vai usar" o atacante "em algum momento", nos jogos amistosos.

    "Vai ter um momento em que a gente vai usar [o Neymar], pensando lá na frente. A forma, estamos equacionando. E, como um jogador altamente competitivo, ele também vai querer entrar em campo", disse Dunga.

    Neymar está suspenso dos dois primeiros jogos da seleção nas eliminatórias, contra o Chile e Venezuela.

    "Trouxemos o Neymar pelo que ele representa. Ele vinha de uma pré-temporada em que ficou 15 dias parado [por causa de uma caxumba], afirmou o técnico da seleção.

    Segundo ele, a decisão de trazer Neymar aos EUA mesmo ele estando fora dos primeiros jogos das eliminatórias, foi porque ficaria com poucos atletas no Barcelona, já que a maioria foi chamada por suas seleções para amistosos ou eliminatórias. "O treinamento lá não seria o mais adequado. A motivação de vir para a seleção e o grau de exigência com outros jogadores fará com que ele encontre o condicionamento."

    BRASIL
    Marcelo Grohe; Danilo, David Luiz, Miranda, Marcelo; Fernandinho, Luiz Gustavo, Lucas Lima, Willian; Douglas Costa, Hulk. Técnico: Dunga.

    COSTA RICA
    Pemberton; Duarte, González, Gamboa, Díaz e Calvo; Tejeda, Borges e Ruiz; Campbell e Venegas. Técnico: Óscar Ramírez.

    Estádio: Red Bull Arena
    Árbitro: Mathieu Boudreau (Canadá)
    TV: 17h (Globo e SporTV)

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024