• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 13:25:43 -03

    Seleção brasileira vence amistoso com gol de Hulk e erros de arbitragem

    GUILHERME YOSHIDA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    05/09/2015 18h54

    Com gol do atacante Hulk e erros de arbitragem, a seleção brasileira derrotou a Costa Rica por 1 a 0 na tarde deste sábado (5), em amistoso realizado em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

    O atacante Neymar, que foi muito tietado pela torcida, assim como Kaká, começou a partida no banco de reservas e entrou apenas no fim do jogo.

    Este foi o penúltimo teste da seleção brasileira antes da estreia nas eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

    O time nacional faz seu primeiro jogo no torneio que dá vaga para o Mundial no dia 8 de outubro, contra o Chile, em Santiago. Antes, faz outro amistoso, contra os Estados Unidos, em Foxborough (Massachusetts), na próxima terça-feira (8).

    A partida também marcou um ano da segunda era do técnico Dunga à frente da seleção. Agora, com 15 partidas no retorno, o treinador acumula 13 vitórias, um empate e uma derrota.

    Substituto de Neymar, Lucas Lima fez boa partida individualmente e foi, ao lado de Douglas Costa, um dos melhores em campo. Apesar disso, a seleção brasileira teve fraca atuação coletiva, com muitos erros nos passes e dificuldades na saída de bola.

    A arbitragem não teve uma boa apresentação. No gol de Hulk, deixou de dar falta no zagueiro González, da Costa Rica, que estava no lance. Além disso, anulou incorretamente dois tentos –um para cada lado.

    O JOGO

    Apesar da maior posse de bola e do domínio no jogo, o Brasil sentiu muito a falta de entrosamento e pouco produziu no campo de ataque devido aos muitos erros nos passes no primeiro tempo.

    Mesmo sem Neymar, a seleção brasileira foi mantida pelo técnico Dunga no 4-2-3-1, com Fernandinho e Luiz Gustavo de volantes, Douglas Costa (pela esquerda), Lucas Lima (centralizado) e Willian (pela direita) formando a linha dos três meias, deixando Hulk mais à frente, como centroavante.

    Apesar da boa movimentação de Lucas Lima, o time nacional teve as mesmas dificuldades de outros jogos em fazer a transição da defesa para o ataque trocando passes. Com isso, abusou muito dos lançamentos longos para os meias abertos (Willian e Douglas Costa) e para o atacante Hulk, o que facilitou a marcação costarriquenha.

    A exceção aconteceu somente aos 9min, quando o Brasil conseguiu abrir o placar graças à força física de Hulk. Após lançamento nas costas da defesa da Costa Rica, o camisa 21 empurrou González com o peito, e o árbitro nada marcou. Na saída do goleiro, o atacante chutou no canto para fazer 1 a 0.

    Depois do gol, a seleção brasileira adotou uma postura mais defensiva para atuar nos contra-ataques, assim como visto na Copa América, mas permitiu à Costa Rica, mesmo inferior tecnicamente, ter mais presença ofensiva até o intervalo. O goleiro Marcelo Grohe, no entanto, não foi exigido.

    No segundo tempo, o Brasil manteve a proposta de marcar atrás da linha do meio de campo para retomar a posse de bola em contra-ataque. O que não funcionou. E o cenário só não piorou porque a arbitragem errou ao alegar impedimento no gol de Bryan Ruiz, que estava em posição legal.

    Apenas no lado esquerdo, com Marcelo e Douglas Costa, a equipe brasileira conseguia criar algumas jogadas no ataque. Aos 14min, após jogada entre ambos, Willian perdeu gol feito após cruzamento.

    Dunga tentou melhorar a seleção brasileira com as entradas de Kaká, Philippe Coutinho e Elias nos lugares de Hulk, Lucas Lima e Fernandinho, respectivamente. Depois, Lucas Moura também veio a campo.

    Com isso, o time brasileiro melhorou em campo e voltou a ter mais posse de bola. E, por pouco, o Brasil não ampliou com Douglas Costa, que parou nas mãos do goleiro Pemberton. Minutos depois, o jogador do Bayern de Munique anotaria um gol legal, anulado pela arbitragem.

    No fim, Neymar entrou em campo e o Brasil pressionou ainda mais a Costa Rica até o apito final. Mas sem conseguir ampliar o placar.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024