• Esporte

    Wednesday, 26-Jun-2024 08:54:19 -03

    Mineirinho passa de fase nos EUA; Toledo e Medina vão para repescagem

    DE SÃO PAULO

    09/09/2015 13h19

    A oitava das 11 etapas do Mundial de surfe, em Trestles, na Califórnia, começou de forma positiva para o atual líder da competição, Adriano de Souza, o Mineirinho.

    O paulista venceu a sexta bateria do dia e avançou diretamente para a terceira fase da competição.

    Mineirinho somou 14.37 pontos e bateu o polinésio Michel Bourez (13.63) e o americano Ian Crane (12.74), que foram para a repescagem.

    O paulista está no topo do campeonato com 34.950 pontos, 250 de vantagem sobre o segundo colocado, o australiano Mick Fanning, e 550 sobre o terceiro, o também australiano Owen Wright. Esses dois surfistas também já estão garantidos na terceira fase.

    FILIPINHO E MEDINA

    O paulista Filipe Toledo não começou bem a etapa. Considerado como um dos favoritos para vencer, o paulista somou 13.93 pontos e ficou na segunda posição da segunda bateria do dia. Desse modo, ele terá que disputar a repescagem para tentar um lugar na terceira fase da competição.

    O australiano Adrian Buchan (15.00) ficou em primeiro e avançou diretamente à terceira rodada. O americano Brett Simpson (12.77) terminou em terceiro e também foi para a repescagem.

    Nesta segunda fase, as baterias são feitas com dois surfistas em cada uma delas. O primeiro colocado avança, enquanto o segundo é eliminado.

    Filipinho é um dos favoritos para vencer a etapa que é realizada em San Clemente, na Califórnia, justamente onde ele mora.

    Em entrevista para a Folha antes do início da etapa, o surfista disse que se considera como um dos favoritos para levar o troféu do torneio americano.

    Diferentemente de Teahupoo, local da etapa anterior, Trestles propicia a realização de muitas manobras, como os aéreos, que é quando o surfista 'voa' sobre a onda. Este é um dos movimentos que Filipinho mais gosta. Se bem feito, consegue arrancar grandes notas dos juízes.

    Toledo divide a quarta colocação da competição com o australiano Julian Wilson –ambos estão com 33.200 pontos.

    O paulista Gabriel Medina, que vem de um vice-campeonato em Teahupoo, também não teve muito o que comemorar nesta primeira fase na Califórnia.

    O brasileiro conseguiu uma ótima pontuação (17.50), mas foi superado pelo havaiano Freddy Patacchia Jr., que arrancou até um dez dos juízes e terminou a bateria com 18.90 pontos.

    Assim como Filipinho, Medina terá que disputar a repescagem para tentar avançar à terceira rodada do torneio.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024