• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 17:47:39 -03

    Disney investe no futebol como atração para turistas

    GUILHERME SETO
    DE SÃO PAULO

    13/09/2015 02h00

    Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
    O atacante Paolo Guerrero participa de festividades de abertura do Torneio Florida Cup, na Disneylandia, antes do treino desta manha, na cidade de Orlando/EUA. O próximo jogo da equipe sera dia 15/01no torneio internacional, em Orlando/EUA, contra o Colonia da Alemanha. Juiz: - Sao Paulo / SP - Brasil - 13/01/2015. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
    Conca (esq) e Guerrero participaram de Parada da Disney durante a competição deste ano

    Quem estranhou as fotos de Guerrero, então no Corinthians, e Conca, então no Fluminense, com Mickey Mouse, Pato Donald, Pateta, e outros personagens da Disney durante a Florida Cup de 2015, disputada no resort Walt Disney World, em Orlando, deve começar a se acostumar com a intersecção desses universos.

    A Disney, multinacional americana da área de entretenimento, tem cada vez mais dado mostras de seu interesse no futebol. Além de ter virado patrocinadora do Orlando City, time de futebol no qual atua Kaká, a empresa tem promovido campeonatos na Flórida, onde está seu mais conhecido resort.

    Entre 9 e 21 de janeiro de 2016, ela será co-organizadora da segunda edição da Florida Cup, torneio de clubes disputado nos Estados Unidos. Desta vez, como a Folha adiantou, os participantes brasileiros serão Atlético-MG, Corinthians, Fluminense e Internacional, acompanhados dos europeus Bayer Leverkusen, Schalke 04 e Shakhtar Donetsk. Outros clubes estrangeiros ainda podem ser confirmados.

    "Queremos que pais e mães, irmãos e irmãs, técnicos e árbitros venham à Disney para ver os melhores jogadores de futebol do mundo no mesmo campo que seus filhos e que eles possam sentir o que é ser um atleta profissional", explica Jorge Senior, diretor da área de planejamento e desenvolvimento esportivo da Disney.

    Ele conta que a empresa tem investido no futebol desde a década de 1990, quando percebeu o aumento de popularidade do esporte entre jovens americanos.

    "Nós recebemos 12 campeonatos de futebol de base e amadores por ano e atualmente temos 17 campos de futebol com dimensões oficiais, nos quais cerca de 3.000 times jogam por ano", conta Senior.

    A Disney tenta aproveitar esse aumento de popularidade do futebol no país para gerar mais atrativos à experiência turística em seus parques.

    "O futebol dos Estados Unidos cresce a nível internacional, com a seleção se classificando para as últimas seis Copas, e a Major League Soccer tem crescido anualmente em relevância e popularidade. É óbvio que o futebol está tomando uma grande parte da cultura esportiva americana", diz Senior.

    Desde 2010, as médias de público da MLS são superiores às do Brasileiro. Em 2015, a média é de 21.483 pagantes, contra 17.285 da Série A brasileira.

    TIPO EXPORTAÇÃO

    Ricardo Silveira, co-fundador da 2SV Sports, empresa que criou a Florida Cup e que também organiza o torneio, explica que um dos principais atrativos para os clubes brasileiros é a possibilidade de internacionalizar suas marcas.

    "Os Estados Unidos têm um mercado de potencial enorme, que os grandes clubes europeus como Real Madrid e Barcelona já exploram há 30 anos. Hoje, alguns clubes brasileiros já enxergam essa plataforma", explica.

    Silveira diz que o objetivo é criar o maior torneio do mundo de preparação, "qualificando a pré-temporada dos clubes brasileiros" com adversários de bom nível e estrutura técnica de excelência.

    Em 2016, por exemplo, os brasileiros terão que correr muito na Florida Cup. O Bayer provavelmente levará o veloz recém-contratado Chicharito, que deve atrair muitos membros da comunidade mexicana às arquibancadas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024