• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 22:31:44 -03

    Com meio de campo artilheiro, Tite tem melhor média de gols

    RAFAEL GÓMEZ
    DE SÃO PAULO

    29/09/2015 02h00

    Divulgação/agenciacorinthians
    Corinthians
    O técnico Tite durante treino do Corinthians

    O torcedor do Corinthians se acostumou nos últimos anos com o técnico Tite montando equipes de defesas sólidas, que sofrem poucos gols.

    Porém, é o número de gols marcados que chama a atenção em 2015. Tite tem a melhor média de gols no comando do Corinthians desde 2010, quando chegou pela segunda vez ao clube.

    Em 2015, a equipe alvinegra já marcou 94 gols em 57 jogos, média de 1,64.

    Para efeito de comparação, em 2012, no melhor ano de Tite no clube, a equipe fez 105 gols em 75 jogos, média de 1,4 gol por jogo.

    Para Fábio Carille, auxiliar técnico do Corinthians, a compactação da equipe e a liberdade para os meias chegarem ao ataque são os responsáveis pelo número de gols marcados por meio-campistas.

    "Com um jogador de referência no ataque [Love], os adversários tendem a dar mais espaços para os meias. Cobramos muito isso [infiltrações no ataque] dos meias durante os treinamentos e tem dado certo nos jogos."

    Divulgação/agenciacorinthians
    Corinthians
    Elias (esq) comemora com jogadores reservas o gol marcado contra o Figueirense

    Mesmo perdendo os seus principais atacantes —Guerrero, Emerson e Mendoza negociados e Luciano contundido, a média de gols marcados aumentou nesta temporada graças à maior efetividade do meio de campo. Foram 39 gols de jogadores que atuam no setor, contra 36 do ataque, normalmente o responsável por fazer os gols.

    "Equipes brasileiras ainda têm muita dificuldade de marcar esse sistema de jogo que o Tite trouxe para o time depois do ano que passou estudando na Europa", afirma William Machado, ex-jogador que atuou com o técnico em 2010. Ele também destaca a qualidade de Jadson, Elias e Renato Augusto.

    Juntos eles já marcaram 26 gols nesta temporada.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024