• Esporte

    Friday, 03-May-2024 14:57:13 -03

    Equipes de São Paulo buscam feito inédito na Copa do Brasil

    DE SÃO PAULO

    30/09/2015 02h00

    Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
    Lucas do Palmeiras
    O lateral direito Lucas, do Palmeiras, durante entrevista coletiva

    Os times de São Paulo podem conseguir um feito inédito na Copa do Brasil caso avancem para as semifinais da competição. Nunca três equipes do Estado alcançaram esta etapa em uma mesma edição do torneio.

    São Paulo e Palmeiras serão os primeiros a disputar a segunda partida das quartas de final, nesta quarta-feira (30), às 22h. Enfrentam Vasco e Inter, respectivamente. O Santos joga contra o Figueirense, na quinta (1º).

    O máximo de representantes que os paulistas tiveram nas semifinais foi dois, em seis ocasiões (1997, 1998, 2000, 2001, 2002 e 2012).

    Na última vez que isso aconteceu, Palmeiras e São Paulo chegaram nesta fase.

    O Rio de Janeiro foi o único Estado a conseguir o feito, em 2006, com Fluminense, Flamengo e Vasco.

    A vez da trinca? - Número de paulistas nas semifinais

    Apesar da desvantagem nesse quesito, São Paulo é o Estado que concentra o maior número de títulos da Copa do Brasil, com oito conquistas.

    Poderia ser mais. Pesa no retrospecto dos paulistas o fato de que até 2012 os times que disputavam a Libertadores não competiam na Copa do Brasil.

    Como é corriqueiro que os times do Estado se classifiquem para o torneio continental, eles acabavam fora do mata-mata nacional.

    Neste ano, com a vantagem aberta pelo Corinthians no Brasileiro, os rivais investiram mais na Copa do Brasil. O técnico Juan Carlos Osorio admitiu a prioridade, e o São Paulo chegou a poupar jogadores no Brasileiro.

    Hoje não há mais como negar que as atenções estão no mata-mata. "Passando este jogo contra o Internacional serão mais quatro para chegarmos ao título e garantirmos o ano", afirmou o lateral direito Lucas, do Palmeiras.

    A vez da trinca? - Os últimos semifinalistas

    VOLTAS E DESFALQUES

    Para quebrar a escrita, os paulistas contam com bons resultados nos jogos de ida.

    O São Paulo venceu o Vasco por 3 a 0 no Morumbi e pode até perder por três gols de diferença, desde que também marque no Maracanã, para confirmar a classificação.

    O principal desfalque da equipe tricolor diante de um time misto do Vasco será Michel Bastos, com uma lesão na coxa esquerda. Recuperado de dores, Hudson pode voltar como titular.

    Julia Chequer/Folhapress
     Gol de Alexandre Pato - Partida entre São Paulo e Vasco, válida pelas quartas de final da Copa do Brasil, no estádio do Morumbi
    São Paulo conta com o atacante Alexandre Pato para chegar às semifinais da Copa do Brasil

    Após a partida, as atenções estarão voltadas para Osorio, que na semana passada disse que decidiria sobre seu futuro depois do confronto de volta das quartas de final.

    Já o Palmeiras tem pela frente um confronto mais aberto. Ainda assim, o gol marcado no empate por 1 a 1 em Porto Alegre permite ao time uma igualdade sem gols para se classificar.

    Para o jogo contra o Inter, o time terá as voltas de Arouca e Zé Roberto, que estavam lesionados, além de Dudu, que vinha cumprindo suspensão no Brasileiro.

    Do lado gaúcho, o atacante Vitinho está suspenso.

    *

    VEJA AS ESCALAÇÕES DAS DUAS PARTIDAS DESTA QUARTA

    PALMEIRAS
    Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Egídio; Amaral e Arouca; Dudu, Robinho e Gabriel Jesus; Barrios. Técnico: Marcelo Oliveira

    INTERNACIONAL
    Alisson; William, Paulão, Réver e Ernando; Rodrigo Dourado, Wellington, Nilton e Alex; Valdívia e Lisandro López (Rafael Moura). Técnico: Argel Fucks

    Estádio: Allianz Parque, em São Paulo
    Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
    Horário: 22h
    Na TV: Globo e Band (para SP), ESPN Brasil e SporTV

    *

    VASCO
    Jordi; Madson, Luan, Rodrigo e Julio César; Serginho, Bruno Gallo, Lucas e Julio dos Santos; Herrera e Riascos (Thalles). Técnico: Jorginho

    SÃO PAULO
    Rogério Ceni; Bruno, Rodrigo Caio, Lucão e Matheus Reis; Thiago Mendes, Carlinhos (Hudson), Wesley e PH Ganso; Wilder e Alexandre Pato. Técnico: Juan Carlos Osorio

    Estádio: Maracanã, no Rio
    Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
    Horário: 22h
    Na TV: Fox Sports

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024