• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 10:38:37 -03

    Dunga pode fazer apenas um treino antes de estreia contra o Chile

    SÉRGIO RANGEL
    ENVIADO ESPECIAL A SANTIAGO

    06/10/2015 02h00

    A seleção brasileira nunca teve tão pouco tempo para se preparar para uma partida das eliminatórias da Copa.

    O técnico Dunga corre o risco de realizar apenas um treino coletivo para ensaiar o time que vai enfrentar o Chile nesta quinta-feira (8) no estádio Nacional, em Santiago, pela rodada de abertura do torneio classificatório para a Copa do Mundo da Rússia.

    A mudança nos dias dos jogos imposta pelos organizadores da competição nesta edição atrapalhou os planos do treinador brasileiro.

    Até as eliminatórias do Mundial da África do Sul-2010, as últimas disputadas pela seleção —para a Copa de 2014 não precisou passar pelo torneio qualificatório porque era país-sede—, a equipe jogava aos domingos e conseguia ficar pelo menos cinco dias treinando em Teresópolis antes de embarcar para as partidas no exterior.

    Agora, a realidade é outra. Dunga só conseguirá contar com os 23 convocados nesta terça-feira (6), dois dias antes do jogo contra os atuais campeões da Copa América.

    Mesmo assim, os "retardatários" David Luiz, Lucas e Marquinhos, todos do Paris Saint-Germain, Douglas Costa, do Bayern de Munique, e Kaká, do Orlando City, devem ser poupados do treino desta terça-feira.

    Caso insistam para ir ao gramado treinar, eles farão apenas um trabalho leve.

    Com a apresentação a conta-gotas, Dunga terá que se desdobrar em muitas reuniões e muita conversa para compensar o tempo perdido.

    Os jogadores lamentaram também o espaço curto de preparação para o jogo.

    "Fica difícil ter tempo para treinar o time, fazer uma tática diferente", diz o meia-atacante Hulk, do Zenit-RUS, destaque da seleção nos dois últimos amistosos, em setembro, nos Estados Unidos.

    Hulk disse que a conversa na concentração será fundamental para acertar a equipe.

    Além dos problemas para preparar o time, o treinador não vai contar com o apoio do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, em Santiago.

    Ele não viajou para o Chile. Desde que José Maria Marin, seu antecessor no cargo, foi preso na Suíça, em maio deste ano, acusado de integrar esquema de corrupção envolvendo a venda de direitos de torneios de futebol, Del Nero se recusa a deixar o país.

    MÁ IMPRESSÃO

    A seleção precisa vencer os chilenos na estreia nas eliminatórias para apagar a má impressão deixada na Copa América, disputada em junho deste ano no país do rival.

    Apesar de ter vencido os 14 amistosos que comandou o time depois de voltar ao cargo, em agosto de 2014, Dunga não conseguiu repetir o desempenho no torneio oficial.

    A seleção foi eliminada nas quartas de final após perder na disputa de pênaltis para o Paraguai. Antes, havia sido derrotada pela Colômbia e vencido, sem convencer, as equipes do Peru e Venezuela.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024