• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 22:15:45 -03

    Medina bate australiano e fatura o título da etapa da França do Mundial

    DE SÃO PAULO

    15/10/2015 08h08

    O paulista Gabriel Medina, 21, conquistou nesta quinta-feira (15) o seu primeiro título na temporada ao vencer a nona das 11 etapas do Mundial de surfe, disputada em Hossegor, na França.

    Depois de eliminar Adriano de Souza, o Mineirinho, 28, vice-líder do Mundial, na semifinal, Medina derrotou o australiano Bede Durbidge, 32, na decisão.

    O brasileiro teve um 9.00 e um 8.50 como as suas melhores notas na final e somou 17.50 para vencer o rival, que terminou a bateria com 9.44 pontos.

    Medina não vencia uma etapa desde agosto do ano passado, quando ganhou o troféu no Taiti, na Polinésia Francesa. Desde então, o máximo que ele havia conseguido foi o vice no Havaí, em dezembro de 2014, quando foi campeão mundial, e justamente no Taiti, no mês retrasado.

    Veja vídeo

    "Eu estou realmente muito feliz de estar de volta ao pódio, especialmente por ter vencido. Sempre me dei bem na França, é muito parecido com o local onde eu vivo [em Maresias, São Sebastião]", disse Medina, que conquistou, na França, em 2011, a sua primeira vitória no Mundial.

    Com o título, o brasileiro soma mais 10.000 pontos no ranking e chega a 40.650 na temporada. Pulou da sétima para a quinta posição –ultrapassou o paulista Filipe Toledo, 20, e o americano Kelly Slater, 43.

    A vitória dá sobrevida para Medina na busca pelo bicampeonato, embora a sua situação não seja fácil.

    A liderança do Mundial continua nas mãos do australiano Mick Fanning, 34, que foi eliminado nas quartas de final na França e soma agora 49.900 pontos. Mineirinho está na segunda posição, com 49.450 pontos.

    "Eu não quero pensar no título. Mas se Fanning e Adriano perderem... Vou tentar as vitórias", disse Medina.

    Para ser campeão, o paulista precisa conseguir dois ótimos resultados nas duas últimas etapas e torcer por tropeços dos surfistas que estão à sua frente.

    Fanning, por sua vez, pode ser campeão no próximo desafio da temporada, que acontece em Portugal, entre os dias 20 e 31 de outubro.

    Para isso, o australiano tem que vencer a prova e torcer para que Mineirinho seja eliminado na segunda ou terceira rodada.

    Se isso não acontecer, o Mundial será decidido no Havaí, em dezembro.

    VITÓRIA PARA O AVÔ

    Medina dedicou a sua vitória na França para o seu avô materno, Jaime Pinto, que morreu em junho deste ano vítima de um AVC.

    "Eu queria muito ganhar uma etapa neste ano, porque eu perdi o meu avô há alguns meses e queria muito dar essa vitória a ele. Sei que ele está lá em cima", disse um emocionado Medina.

    O paulista afirmou ainda que seguiu os conselhos do seu avô. "Eu fiz como ele dizia: 'vai nos aéreos'", concluiu o brasileiro, se referindo ao tipo de manobra em que surfista voa sobre a onda.

    Medina ganhou uma nota dez na França com um aéreo, na quarta rodada. Na final contra Durbidge, ele acertou outro que lhe rendeu um 8.50.

    CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

    Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024