• Esporte

    Tuesday, 23-Apr-2024 06:28:03 -03

    Corrupção no futebol

    Príncipe da Jordânia formaliza candidatura à presidência da Fifa

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    15/10/2015 11h41

    O príncipe Ali Bin Al Hussein, da Jordânia, enviou formalmente sua candidatura à presidência da Fifa nesta quinta-feira (15), prometendo restaurar a reputação da organização, afetada por uma série de escândalos recentes.

    Na eleição de maio, ele foi derrotado pelo presidente Joseph Blatter no primeiro turno, por 133 votos a 73, antes de retirar sua candidatura na segunda votação.

    Em setembro, o jordaniano já havia anunciado que concorreria ao cargo novamente.

    A eleição para substituir Blatter está atualmente programada para 26 de fevereiro, mas a Fifa cogita adiá-la. O comitê executivo da entidade vai realizar um encontro emergencial no domingo, na sede da Fifa, em Zurique, para debater o tema.

    Blatter e o presidente da Uefa, Michel Platini, que também espera concorrer ao comando da Fifa, foram suspensos pelo Comitê de Ética da Fifa na semana passada. A federação internacional de futebol está envolvida em casos de corrupção e enfrenta investigações criminais na Suíça e Estados Unidos.

    "Este momento de crise na Fifa é uma oportunidade para mudanças positivas", disse o príncipe Ali em comunicado. "Muitas ideias boas surgiram na atual discussão sobre o futuro da Fifa".

    "Estou confiante que a Fifa pode superar este período de dificuldade com sua reputação restaurada e se tornar uma organização mais uma vez vista com respeito", acrescentou.

    Um pagamento em 2011 de dois milhões de francos suíços (R$ 8,3 milhões) da Fifa para Platini é parte de uma investigação criminal suíça sobre Blatter, de acordo com autoridades judiciárias suíças.

    O ex-jogador brasileiro Zico também está entre os interessados em se tornar presidente da Fifa.

    Khalil Mazraawi/AFP
    Jordan's Prince Ali bin Al Hussein announces his bid to succeed FIFA president Sepp Blatter, during a press event in the capital Amman on September 9, 2015. Prince Ali, 39, is a former FIFA vice president who led an unsuccessful challenge as a reform candidate against Blatter for the top job in May, just two days after the arrest of seven FIFA officials in Zurich. AFP PHOTO / KHALIL MAZRAAWI ORG XMIT: AMM02
    O príncipe Ali bin Hussein em evento onde anunciou a sua candidatura à presidência da Fifa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024