• Esporte

    Tuesday, 30-Apr-2024 13:41:05 -03

    Depois de 14 anos, Brasil voltará a ter número um do mundo no tênis

    DANIEL CASTRO
    DE SÃO PAULO

    23/10/2015 19h57

    Quase 14 anos depois de Gustavo Kuerten, o Guga, ser número um do mundo no tênis pela última vez, o Brasil terá um novo líder do ranking, desta vez nas duplas.

    Nesta sexta-feira (23), o mineiro Marcelo Melo, 32, venceu, em parceria com o polonês Lukasz Kubot, a dupla formada por Jean-Julien Rojer e Horia Tecau, nas quartas de final do ATP 500 de Viena. A vitória foi por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (4) e 6/4, em uma hora e 26 minutos de jogo.

    Com o resultado, Melo aparecerá em primeiro lugar do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) no dia 2 de novembro, superando os irmãos americanos Bob e Mike Bryan.

    Ele será o primeiro tenista do país a liderar o ranking de duplas do circuito profissional. A última vez que o Brasil teve um nome no topo da lista foi em simples, com Guga, em novembro de 2001.

    Melo disse à Folha que a conquista pode ser um marco importante para o tênis brasileiro, assim como os anos em que Guga esteve entre os melhores do mundo.

    "Espero que não passe despercebido, tenho certeza que não vai passar. Espero que muita gente comece a jogar tênis no Brasil. Ainda que não seja para virar profissional, é um esporte muito bom, onde você interage bastante", afirmou.

    O mineiro contou com a derrota de Mike Bryan na primeira rodada para conseguir o feito de forma antecipada. Ainda assim, a liderança também poderia vir se ele mantivesse os bons resultados recentes.

    "Sempre tive na minha cabeça que para chegar ao número um não podia depender de ninguém. Quando cheguei para o torneio sabia que conseguiria", disse.

    O ano de 2015 é o melhor da carreira do mineiro. Ele venceu quatro torneios até o momento, sendo que a conquista de Roland Garros ao lado do croata Ivan Dodig foi a mais importante.

    Nas últimas semanas, Dodig, parceiro habitual de Melo, decidiu se dedicar aos jogos de simples, e o brasileiro venceu o ATP 500 de Tóquio e o Masters 1.000 de Xangai ao lado do sul-africano Raven Klaasen.

    Desta vez jogando com Kubot, Melo enfrentará David Marrero e Andreas Seppi na semifinal de Viena.

    ENTENDA O RANKING

    Atualmente, Melo está em terceiro no ranking de duplas da ATP, com 7.980 pontos. Os americanos, que têm 8.490, lideram desde fevereiro de 2013.

    Normalmente, os gêmeos jogam juntos, mas, nesta semana, por conta do nascimento do terceiro filho de Bob, Mike disputou o ATP de Viena com o compatriota Steve Johnson e foi eliminado na estreia, sem pontuar.

    Além de ficarem estagnados nesta semana, os irmãos terão 1.000 pontos descontados na semana que vem pelo título no Masters de Paris em 2014.

    No ranking, que é individual e divulgado toda segunda-feira, são considerados os 18 melhores resultados das últimas 52 semanas.

    Ao chegar à semifinal de Viena, o brasileiro defendeu os 180 pontos que conquistou no torneio do ano passado. Além disso, Melo perdeu na estreia de Paris em 2014. Quando a pontuação do torneio francês for descartada, ele não terá descontos e poderá acrescentar no seu ranking 90 pontos obtidos em 2015 e que não valiam por conta do limite de 18 torneios.

    Sendo assim, ele irá a pelo menos 8.070 pontos, contra 7.490 dos irmãos Bryan. Mesmo que Mike vença na Basileia semana que vem, alcançará no máximo 7.990 no ranking do dia 2 de novembro.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024