• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 19:39:13 -03

    Eleito, Leco trará diretores de Juvenal e vai apurar denúncias contra Aidar

    CAMILA MATTOSO
    DE SÃO PAULO
    MARCEL RIZZO
    DO PAINEL FC

    27/10/2015 21h50 - Atualizado às 00h17

    Reprodução/saopaulofc.net
    O presidente interino do São Paulo, Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, durante evento
    O presidente interino do São Paulo, Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, durante evento

    Carlos Augusto de Barros e Silva, 77, conhecido como Leco, foi eleito nesta terça-feira (27) presidente do São Paulo para mandato até abril de 2017 prometendo apurar todas as denúncias que levaram à renúncia do seu antecessor, Carlos Miguel Aidar.

    Leco teve 138 votos, contra 36 de Newton Luiz Ferreira, o "Newton do Chapéu", candidato que se lançou como oposição -193 dos 240 conselheiros compareceram à sede do clube, no Morumbi, na votação; 19 votaram em branco.

    Uma liminar conseguida pelos oposicionistas na segunda (26), que cancelava a eleição, foi cassada pelo São Paulo no final da tarde, poucas horas antes da votação.

    "Todas [as denúncias], absolutamente todas, serão apuradas em foro adequado. E o foro adequado é esse que teve a dignidade de me aplaudir. É o conselho do clube", disse o novo presidente, sob aplausos dos conselheiros.

    Aidar foi acusado de receber dinheiro da venda de jogadores. Sua namorada, Cinira Matura, também foi acusada de ganhar comissão em contratos de empresas com o clube. Aidar nega todas as acusações e diz que elas precisarão ser comprovadas.

    O estopim para a sua queda foi a denúncia feita pelo seu então vice, Ataíde Gil Guerreiro, de que tinha uma gravação na qual o dirigente relatava o recebimento de comissão na venda de atletas.

    Guerreiro entregou a gravação a Leco, que a encaminhou à Comissão de Ética.

    Após a vitória de Leco, Guerreiro, que segue como vice-presidente de futebol, disse que o caso será apurado "até o fim". "Se fosse deixar alguma coisa terminar em pizza, não teria feito isso tudo o que eu fiz", afirmou.

    Leco presidia o Conselho Deliberativo no mandato de Aidar e sempre tomou uma posição de oposicionista.

    GRUPO DE JUVÊNCIO

    Na nova diretoria estarão de volta membros do grupo de Juvenal Juvêncio, que antecedeu e apoiou Aidar em detrimento de Leco, que tinha a mesma pretensão.

    Roberto Natel, ex-vice social, deve ser o novo vice geral. José Francisco Manssur, ex-assessor especial de Juvencio, deve ser o vice-presidente de marketing. O anúncio da nova composição deve ocorrer nos próximos dias.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024