• Esporte

    Thursday, 09-May-2024 04:30:48 -03

    Brasileiro realiza sonho do pai e se inspira em lenda do Utah Jazz na NBA

    DANIEL CASTRO
    ÉDER FANTONI
    DE SÃO PAULO

    28/10/2015 17h00

    Rick Bowmer - 20.out.2015/Associated Press
    Raulzinho (dir.) durante uma partida do Utah Jazz na pré-temporada da NBA
    Raulzinho (dir.) durante uma partida do Utah Jazz na pré-temporada da NBA

    John Stockton, 53, foi um dos grandes nomes da NBA. É, até hoje, o jogador com o maior número de assistências da liga (15.806).

    Ele e Karl Malone, 52, formaram no Utah Jazz dos anos 1980 e 1990 uma das melhores duplas da história da NBA. Os dois chegaram a duas finais da liga (1997 e 1998). Só não conseguiram passar pelo Chicago Bulls, de Michael Jordan.

    E é com Stockton como inspiração que o armador brasileiro Raulzinho, 23, chega ao Utah Jazz para a nova temporada da NBA.

    A estreia do time de Salt Lake City acontece nesta quarta-feira (28), às 21h30 de (Brasília), contra o Detroit Pistons, fora de casa.

    "Vi alguns vídeos do Stockton e ouvi sempre muita coisa sobre ele pelo meu pai. Foi um dos maiores armadores da história do Utah, da NBA e do basquete mundial. Serve de inspiração e espelho para qualquer jogador da minha posição, sem dúvidas", disse Raulzinho.

    O armador é um dos nove brasileiros (um recorde) que vão jogar a liga de basquete dos Estados Unidos.

    Para ele, jogar na NBA é um sonho. Para o seu pai, é algo ainda mais especial por ser no Jazz.

    "Stockton é alguém que sempre esteve presente na minha família porque meu pai era um grande fã do basquete dele e, quando eu estava participando do draft [seleção de novos calouros], a vontade dele, o sonho era de que eu jogasse no Utah Jazz. Deu certo. Stockton é uma referência e um dos maiores ídolos da franquia", afirmou o jogador.

    Revelado pelo Minas Tênis, Raulzinho jogou na Espanha de 2011 até este ano. Ele foi selecionado no draft de 2013 pelo Atlanta Hawks, mas foi para o Jazz depois de uma negociação. A franquia de Salt Lake City, porém, só o trouxe na metade deste ano.

    Brasileiros da NBA

    Estar no Jazz, segundo o próprio jogador, é bom, pois trata-se de um time jovem, em evolução, e que pode dar a ele mais chances de jogar.

    A princípio, Raulzinho será reserva, pois o técnico Quin Snyder já tem o jovem Trey Burke para a posição.

    "Acho que não poderia ter chegado a um time melhor do que o Utah Jazz, uma franquia que está remontando a equipe, com um grupo jovem, com paciência para que os jogadores se desenvolvam e atinjam seus objetivos", afirmou.

    "Todos me receberam bem e estou vendo o quanto posso crescer aqui, o quanto já cresci desde a minha chegada. Não posso dizer como seria numa outra equipe, só posso dizer que estou feliz e certo de que entrei na NBA pela melhor franquia que poderia entrar", disse o brasileiro.

    O Utah Jazz deve lutar para se classificar para os playoffs. A última vez que a equipe avançou para a fase de mata-mata da liga foi em 2011/12 –acabou eliminado ainda na primeira fase ao perder a série por 4 a 0 para o San Antonio Spurs.

    Temporada da NBA

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024