• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 11:31:14 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    Campeã mundial e favorita na Rio-16, Ana Marcela deve voltar a Santos

    MARCEL MERGUIZO
    DE SÃO PAULO

    03/11/2015 02h00

    Hannibal Hanschke/Reuters
    Ana Marcela Cunha ganhou um ouro (25 km), uma prata (equipe) e um bronze (10 km, prova olímpica) no Mundial de Kazan, em agosto deste ano
    Ana Marcela Cunha ganhou um ouro (nos 25 km, na foto), uma prata (por equipe) e um bronze (nos 10 km, prova olímpica) no Mundial de Kazan, na Rússia, em agosto deste ano

    Bicampeã mundial e uma das principais favoritas a uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 nas águas abertas, a nadadora Ana Marcela Cunha, 23, deve assinar nesta semana um contrato de cinco anos com a Unisanta, onde despontou, para voltar a treinar em Santos (SP).

    Especialista nas maratonas aquáticas, a baiana anunciou no início do mês passado que deixaria o Sesi-SP, por falta de acordo na renovação do contrato que iria até sábado (31).

    Ela defendia o clube paulista desde 2013, quando deixou a universidade santista que defendeu por seis anos.

    Nesta segunda-feira (2), em contato com a Folha, o pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, confirmou a fase avançada da negociação que deve ser concluída nesta semana.

    "Consideramos muito a Ana Marcela, foi formada e revelada na Unisanta, assim como seus pais, todos fazem parte da família Santa Cecília. O trabalho desenvolvido em Santos pela universidade em águas abertas e a nossa estrutura são impecáveis", afirma o dirigente, ex-presidente do Santos Futebol Clube e entusiasta da natação.

    A assessoria de imprensa da nadadora confirmou a negociação e o provável assinatura do acordo nesta semana.

    "O caminho da Ana Marcela para manter e progredir em objetivos e metas deverá ser a Unisanta. Estamos em conversações finais, faltando assinar o contrato de cinco anos [até 2020] para oficializar o tão aguardado retorno e o reinício dos treinamentos entre a nadadora e seu treinador Marcio Latuf", diz Teixeira.

    Ana Marcela treinou por seis anos na universidade de Santos sob o comando de Latuf, que deve voltar a ser seu técnico na preparação para a Rio-2016. Curiosamente, ela deixou a Unisanta em atrito durante uma renovação de contrato, o mesmo que ocorreu agora com o Sesi. Os pais de Ana Marcela gerenciam a carreira da atleta.

    A nadadora baiana foi aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e ganhou seu primeiro título mundial (na prova de 25 km), em 2011, quando era contratada da Unisanta. Neste ano ela repetiu o título. No currículo, entre as maiores conquistas, Ana Marcela ainda tem uma prata e um bronze em mundiais na prova dos 10 km, distância olímpica das águas abertas.

    Na Unisanta, Ana Marcela voltará a ser companheira de Poliana Okimoto, 32, que também já assegurou vaga nos Jogos de 2016, devido à sexta colocação no Mundial deste ano. Campeã mundial em 2013 na prova dos 10 km, a nadadora paulista representou o Brasil nas Olimpíadas de 2008 e Londres-2012.

    Satiro Sodre/AGIF
    Em janeiro de 2009, Ana Marcela Cunha comemora título na abertura do circuito da Copa do Mundo de maratonas aquáticas, em Santos
    Em janeiro de 2009, ainda atleta da Unisanta, Ana Marcela Cunha comemora título na etapa de abertura da Copa do Mundo de maratonas aquáticas, em Santos
    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024