Hannibal Hanschke/Reuters | ||
Ana Marcela Cunha ganhou um ouro (nos 25 km, na foto), uma prata (por equipe) e um bronze (nos 10 km, prova olímpica) no Mundial de Kazan, na Rússia, em agosto deste ano |
-
-
Esporte
Tuesday, 14-Jan-2025 02:25:39 -03Campeã mundial e favorita na Rio-16, Ana Marcela deve voltar a Santos
MARCEL MERGUIZO
DE SÃO PAULO03/11/2015 02h00
Bicampeã mundial e uma das principais favoritas a uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 nas águas abertas, a nadadora Ana Marcela Cunha, 23, deve assinar nesta semana um contrato de cinco anos com a Unisanta, onde despontou, para voltar a treinar em Santos (SP).
Especialista nas maratonas aquáticas, a baiana anunciou no início do mês passado que deixaria o Sesi-SP, por falta de acordo na renovação do contrato que iria até sábado (31).
Ela defendia o clube paulista desde 2013, quando deixou a universidade santista que defendeu por seis anos.
Nesta segunda-feira (2), em contato com a Folha, o pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, confirmou a fase avançada da negociação que deve ser concluída nesta semana.
"Consideramos muito a Ana Marcela, foi formada e revelada na Unisanta, assim como seus pais, todos fazem parte da família Santa Cecília. O trabalho desenvolvido em Santos pela universidade em águas abertas e a nossa estrutura são impecáveis", afirma o dirigente, ex-presidente do Santos Futebol Clube e entusiasta da natação.
A assessoria de imprensa da nadadora confirmou a negociação e o provável assinatura do acordo nesta semana.
"O caminho da Ana Marcela para manter e progredir em objetivos e metas deverá ser a Unisanta. Estamos em conversações finais, faltando assinar o contrato de cinco anos [até 2020] para oficializar o tão aguardado retorno e o reinício dos treinamentos entre a nadadora e seu treinador Marcio Latuf", diz Teixeira.
Ana Marcela treinou por seis anos na universidade de Santos sob o comando de Latuf, que deve voltar a ser seu técnico na preparação para a Rio-2016. Curiosamente, ela deixou a Unisanta em atrito durante uma renovação de contrato, o mesmo que ocorreu agora com o Sesi. Os pais de Ana Marcela gerenciam a carreira da atleta.
A nadadora baiana foi aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e ganhou seu primeiro título mundial (na prova de 25 km), em 2011, quando era contratada da Unisanta. Neste ano ela repetiu o título. No currículo, entre as maiores conquistas, Ana Marcela ainda tem uma prata e um bronze em mundiais na prova dos 10 km, distância olímpica das águas abertas.
Na Unisanta, Ana Marcela voltará a ser companheira de Poliana Okimoto, 32, que também já assegurou vaga nos Jogos de 2016, devido à sexta colocação no Mundial deste ano. Campeã mundial em 2013 na prova dos 10 km, a nadadora paulista representou o Brasil nas Olimpíadas de 2008 e Londres-2012.
Satiro Sodre/AGIF Em janeiro de 2009, ainda atleta da Unisanta, Ana Marcela Cunha comemora título na etapa de abertura da Copa do Mundo de maratonas aquáticas, em Santos Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -