• Esporte

    Monday, 20-May-2024 17:14:39 -03

    Belfort nocauteia Henderson no primeiro round e se reabilita no UFC

    RENAN MARRA
    DE SÃO PAULO

    08/11/2015 04h17

    Paulo Whitaker/Reuters
    Vitor Belfort nocauteia Dan Henderson durante luta do UFC realizada no ginásio do Ibirapuera
    Vitor Belfort nocauteia Dan Henderson durante luta do UFC realizada no ginásio do Ibirapuera

    Dois minutos e sete segundos. Esse foi o tempo que o ex-campeão Vitor Belfort, o "Fênomeno", 38, precisou para nocautear o veterano norte-americano Dan Henderson, 45, na madrugada deste domingo (8), em um ginásio do Ibirapuera lotado, no UFC São Paulo, e desempatar o duelo particular entre os dois.

    Antes da luta, Henderson havia prometido desestabilizar mentalmente o brasileiro. Foi Vitor Belfort, no entanto, quem pareceu desestruturar o adversário. Após cerca de 1min30s sem praticamente nenhuma movimentação, com ambos os lutadores apenas se estudando, Belfort acertou chute que fez Henderson desabar no octógono. Com o oponente caído, Belfort não teve dificuldades em nocauteá-lo.

    Esta foi a terceira luta entre os dois. Em 2006, Henderson venceu Belfort por decisão unânime dos juízes após três rounds no extinto Pride. Sete anos depois, o brasileiro deu o troco e nocauteou o norte-americano no UFC Fight Night 32.

    Após o duelo deste domingo, Belfort preferiu desabafar contra a corrupção no Brasil.

    "Quero agradecer aos brasileiros que ficaram de madrugada me assistindo no meio dessa crise e corrupção, que têm que acabar. Fora governo corrupto!", disse o carioca ainda no octógono.

    Logo que foi anunciado no telão, Henderson foi vaiado em coro pelo público, que cantava "uh, vai morrer". Dentro do octógono, o norte-americano pouco agrediu Belfort. Com o resultado, chegou a seis derrotas nas suas últimas oito lutas no UFC.

    Já Belfort se recupera de nocaute sofrido em maio para o norte-americano Chris Weidman e vê as suas chances por uma nova luta pelo cinturão aumentarem.

    Aquela foi a primeira luta do brasileiro após a Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) banir a isenção da Terapia de Reposição de Testosterona (TRT). Desde então, sem o tratamento hormonal, o brasileiro vinha sendo bastante questionado.

    Agora, Belfort, ex-campeão pesado e meio-pesado, mostra que ainda tem condições de conquistar o seu grande objetivo: ser o primeiro lutador a ser campeão de três categorias no UFC.

    CARD PRINCIPAL

    A maioria dos brasileiros que entrou no octógono neste domingo no card principal fez o público vibrar no ginásio do Ibirapuera ao término de suas lutas.

    O brasileiro Glover Teixeira massacrou o norte-americano Patrick Cummins e nocauteou o adversário a 1min12s do segundo round.

    Ao longo do combate, Cummins foi castigado com potentes socos de Teixeira, que não perdoou o adversário. Com o resultado, o brasileiro chegou a sua segunda vitória consecutiva e ainda sonha com nova luta pelo título da categoria meio-pesado. Já o americano perdeu a terceira na carreira.

    Em um dos nocautes mais impressionantes da noite, o brasileiro Thomas Almeida, o "Thominhas", acertou belo golpe de direita que apagou o norte-americano Anthony Birchak logo aos 4min24s do primeiro round.

    O brasileiro, ainda invicto, chegou a 20 vitórias consecutivas no MMA, sendo quatro no UFC, e é uma das promessas brasileiras na organização.

    Já Alex "Cowboy", também lutador brasileiro, entrou dançando no octógono para o confronto contra o polonês Piotr Hallmann. Tanta confiança parece ter surtido efeito logo no começo do combate.

    Cowboy acertou boa sequência de uppers e castigou o rosto do adversário, que sangrava já no primeiro round. Foi no terceiro assalto, no entanto, que o brasileiro nocauteou Hallmann com um cruzado que derrubou o adversário.

    Gilbert "Durinho", também lutador brasileiro, teve início de luta alucinante contra o russo Rashid Magomedov. Os lutadores protagonizaram boas trocações, mas Magomedov levou a melhor e venceu o brasileiro por decisão unânime (triplo 30-27). Durinho deixou o octógono muito emocionado e, com o resultado, perdeu a invencibilidade que já durava dez lutas no MMA.

    Já o brasileiro Fábio Maldonado não cumpriu promessa por uma postura agressiva durante o combate contra o norte-americano Corey Anderson e, controlado pelo rival, foi derrotado com decisão unânime dos juízes (triplo 30-27). Com o resultado, Maldonado chegou a sua segunda derrota consecutiva no UFC, enquanto Anderson, por sua vez, venceu a segunda seguida.

    RESULTADOS DO CARD PRINCIPAL

    Peso-médio: Vitor Belfort venceu Dan Henderson
    Peso-meio-pesado: Glover Teixeira venceu Patrick Cummins
    Peso-galo: Thomas Almeida venceu Anthony Birchak
    Peso-leve: Alex Cowboy venceu Piotr Hallmann
    Peso-leve: Rashid Magomedov venceu Gilbert "Durinho"
    Peso-meio-pesado: Corey Anders venceu Fábio Maldonado

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024