• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 15:17:48 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    Rússia pede provas sobre doping e diz que vai colaborar com investigação

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    10/11/2015 08h34

    O Ministério do Esporte da Rússia disse nesta terça-feira (10) que vai colaborar com a investigação da Wada (Agência Mundial Antidoping) sobre o doping no atletismo, mas pediu "fatos e provas" para recordar que o órgão não tem competência para suspender atletas.

    Um relatório de 323 páginas divulgado na segunda-feira (9), em Genebra, na Suíça, por uma comissão independente criada pela Wada, apontou que a Rússia desenvolveu cultura "profundamente enraizada de fraude" em seu esporte, sobretudo o atletismo.

    "Pedimos à Wada que se baseie em fato e provas. Não acreditamos que a comissão da Wada tenha competência para decidir sobre as ações das organizações esportivas internacionais, das quais os representantes russos são membros de pleno direito", disse o comunicado do Ministério do Esporte russo.

    "Uma associação honesta seria muito mais eficaz que qualquer suspensão ou isolamento", afirma a nota oficial.

    Ian Macnicol-26.jan.2013/AFP
    A russa Ekaterina Poistogova, medalhista de bronze na prova dos 800 metros na Olimpíada de Londres, em 2012
    A russa Ekaterina Poistogova, medalhista de bronze na prova dos 800 metros em Londres, em 2012

    Contudo, o Ministério do Esporte da Rússia afirmou que está aberto para cooperar com a Wada para eliminar quaisquer irregularidades cometidas pela vigilância antidoping russa e o laboratório acreditado do país.

    "A Rússia esteve e estará totalmente comprometida com a luta contra o doping no esporte", informou o ministério.

    Após 12 meses de investigação, a força-tarefa encontrou evidências de que governo (por meio de seu serviço secreto), federação esportiva, médicos, atletas e técnicos participaram do esquema.

    O estopim para a investigação foi o documentário "Top Secret Doping: How Russia makes its Winners" ("Doping Secreto: Como a Rússia faz seus Vencedores"), levado ao ar pelo canal alemão ARD em dezembro de 2014. O filme denunciou as irregularidades.

    A Interpol disse que vai coordenar uma ação global contra corrupção e doping.

    Os desdobramentos podem tornar esse caso o mais escandaloso da história do esporte desde a fundação da Wada (1999), que criou código antidoping internacional.

    A Wada é uma entidade independente criada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O objetivo da agência é, em associação com organizações intergovernamentais, autoridades públicas e entidades privadas, liderar a luta mundial contra o doping.

    Tamanha é a dimensão da denúncia que a comissão recomendou à Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) a suspensão de todas as competições internacionais da modalidade. A sanção incluiria também os Jogos do Rio, em 2016.

    A Rússia é potência no atletismo –foi a segunda em medalhas em Londres-2012.

    A comissão também pediu à Wada o descredenciamento do laboratório de Moscou, cujo diretor, Grigory Rodchenko, foi apontado como colaborador do esquema.

    Ele admitiu ter destruído 1.417 testes antidoping para limitar a ação da auditoria.

    Medalhas conquistadas pela Rússia

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024