• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 16:16:59 -03

    Nasr busca pódio de melhor estreia brasileira pós-Senna

    TATIANA CUNHA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
    MARCEL MERGUIZO
    DE SÃO PAULO

    13/11/2015 02h00

    O cartão de visitas Felipe Nasr fez questão de deixar em sua primeira corrida na F-1, o GP da Austrália, em março.

    Depois de um final de semana complicado, no qual correu o risco de não correr por conta de um imbróglio judicial envolvendo a Sauber, o brasiliense de 23 anos aproveitou as oportunidades que teve em Melbourne e, com uma surpreendente quinta colocação, tornou-se o piloto brasileiro com melhor estreia na principal categoria do automobilismo.

    Tendo disputado a maior parte do Mundial com o mesmo carro que usou em Melbourne, Nasr ainda pontuou em outras cinco etapas e é o segundo melhor estreante de 2015, com 27 pontos conquistados, atrás apenas de Max Verstappen, da Toro Rosso, que soma 47.

    Agora, chega para o final de semana mais importante do ano. Neste domingo, às 14h (de Brasília), disputará seu primeiro GP Brasil.

    E, faltando duas corridas para o encerramento do campeonato, ainda pode tornar-se o piloto brasileiro com melhor temporada de estreia na F-1 desde Ayrton Senna. A missão, porém, não é fácil.

    Em 1984, o então novato terminou o Mundial na nona colocação com a Toleman após subir no pódio em três ocasiões –foi segundo em Mônaco e terceiro na Inglaterra e em Portugal.

    Desde então, outros 16 brasileiros atingiram a principal categoria do automobilismo, o último deles Nasr. Destes, apenas sete conseguiram marcar pontos no primeiro ano na F-1: Mauricio Gugelmin, Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello, Felipe Massa, Cristiano da Matta, Nelsinho Piquet e Nasr.

    Levando-se em consideração o sistema de pontuação atual, no qual os dez primeiros colocados a cada GP pontuam, o piloto da Sauber ainda estaria atrás de quatro.

    Em colocação no Mundial, porém, só perderia para Nelsinho, que terminou o campeonato de 2008 no 12ª lugar.

    Desempenho do brasileiros

    CARRO LIMITADO

    Para terminar a temporada de 2015 acima da 13ª colocação que ocupa atualmente, no entanto, Nasr sabe que precisa contar com a sorte.

    "Chego a São Paulo orgulhoso do trabalho que fiz até aqui e já percebo um carinho enorme da torcida", disse.

    "Meu objetivo é marcar alguns pontos aqui. Mas vamos precisar de sorte porque temos um carro limitado nas mãos", completou.

    Apesar de no ano passado ter tido uma prévia do que está por vir neste final de semana, já que disputou o primeiro treino livre de sexta-feira como reserva da Williams, Nasr disse estar emocionado por correr em casa como titular da F-1 pela primeira vez.

    "Este sempre foi um sonho meu, que começou do lado de lá da pista, no kartódromo. É um momento especial para mim e não vejo a hora de tentar usar essa energia toda dos fãs", afirmou.

    A reforma de Interlagos

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024