• Esporte

    Friday, 17-May-2024 08:26:40 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    Isinbaieva diz que suspensão dada a atletas russos 'não foi honesta'

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    16/11/2015 16h08

    Algumas das principais estrelas do atletismo russo participaram de entrevista coletiva nesta segunda-feira (16), em Moscou, na qual criticaram a suspensão provisória do atletismo do país de eventos internacionais, entre eles os Jogos Olímpicos do Rio-2016.

    "Por que esportistas como eu, esportistas limpos, deveriam pagar por aqueles que tiveram práticas desonestas?", indagou Ielena Isinbaieva, bicampeã olímpica e recordista mundial do salto com vara.

    Principal nome do atletismo russo, a atleta se afastou de competições para ser mãe após o Campeonato Mundial de Moscou, em 2013, mas tem intenção de participar dos Jogos de 2016. Além dela, participaram da entrevista o campeão mundial dos 110 m com barreiras, Sergei Chubenkov, e a saltadora em altura Anna Chicherova.

    Natalia Kolesnikova/AFP
    Russian double Olympic pole vault champion Yelena Isinbayeva answers journalists' questions during a press conference in Moscow on November 16, 2015 following Russia's provisional suspension from athletics by the International Association of Athletics Federations (IAAF). AFP PHOTO / NATALIA KOLESNIKOVA ORG XMIT: 088
    A saltadora com vara Ielena Isinbaieva, em entrevista coletiva em Moscou

    Na sexta-feira (13), o conselho da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo) decidiu, por 22 votos a favor e apenas um contra, suspender a Rússia após a divulgação de um relatório feito por comissão independente da Wada (Agência Mundial Antidoping) que apontou que havia um esquema estatal de doping no país.

    "Não é honesto, do ponto de vista dos esportistas", disse Isinbaieva, que falou também sobre a possibilidade de atletas russos competirem de forma independente na Rio-2016. "Nós queremos cantar nosso hino nacional."

    Chubenkov também protestou. "O que eu fiz? O que devo fazer para esta decisão não ser aplicada?"

    Para poder competir nos Jogos do Rio, a Federação Russa de Atletismo terá de cumprir uma série de critérios estabelecidos pela IAAF e só então recuperar o aval.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024