• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 12:10:34 -03

    Ronaldo investe na China e terá Figo como concorrente

    JOHANNA NUBLAT
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PEQUIM

    16/11/2015 17h00

    Nacho Doce - 2.jul.2005/Reuters
    ORG XMIT: 072401_1.tif Futebol: os jogadores Luis Figo e Ronaldo se abraçam antes de jogo amistoso disputado em Algarve (Portugal). Real Madrid team mates Ronaldo (R) of Brazil and Luis Figo of Portugal walk on the pitch before the All Stars soccer match at Algarve stadium in Faro, southern Portugal July 2, 2005. REUTERS/Nacho Doce
    Ronaldo e Figo se abraçam antes de amistoso disputado em Portugal, em 2005

    Em meio a muita tietagem, Ronaldo Fenômeno lançou oficialmente suas escolinhas de futebol na China, nesta segunda-feira (16). A ideia é oferecer aulas da Ronaldo Academy já a partir de dezembro em uma escola e expandir o serviço para 30 estabelecimentos de ensino nos próximos dois anos.

    Apesar da adoração dos chineses pelo futebol, o país não acumula bons resultados nesse esporte, tendo se qualificado para apenas uma Copa do Mundo até hoje, em 2002.

    O desejo do governo Xi Jinping, no entanto, é fazer a China brilhar nos campos, com a inclusão obrigatória do futebol nas aulas de educação física e a abertura de mais locais para treinamento.

    "Tenho certeza que, em alguns anos, podemos ter um grande jogador na China. Estamos prontos para ensinar tudo o que eu aprendi", afirmou Ronaldo durante o lançamento.

    "Luonaerduo", como ele é chamado pelos chineses, foi alvo de intensa tietagem durante o evento. Chineses levaram camisas do Brasil, tentaram se aproximar para tirar selfies com o atleta e aplaudiram os melhores gols da carreira de Ronaldo, relembrados em um vídeo promocional.

    O ex-jogador brasileiro chega à China com a vantagem de ser extremamente popular. Costuma ser o primeiro nome citado pelos chineses quando falam do futebol brasileiro. Por outro lado, vai encontrar a competição de outras escolas abertas recentemente, como a do português Luis Figo e uma em colaboração com o Real Madrid.

    "Hoje não há um líder de mercado de escolas de futebol na China", explica Paulo Swerts, empresário brasileiro que vai desenvolver o projeto no país.

    O diferencial da Ronaldo Academy é oferecer, também, aulas de inglês e técnicas sobre como vencer na carreira e na profissão, disse Carlos Wizard, parceiro do ex-jogador na rede de franquias das escolas, lançada este ano no Brasil.

    A escolinha também pretende ajudar os melhores alunos -no futebol e nas notas da escola- a conseguir bolsas em universidades norte-americanas, país extremamente visado pelos chineses que querem mandar os filhos para o exterior.

    Para Erivelton Duarte, brasileiro que ensina futebol na China há cerca de nove anos e será responsável pelos treinadores da Ronaldo Academy no país, o estrelato dos chineses nos campos não virá no curto prazo. "Acredito que será uma potência, mas é preciso ter paciência. Eles estão no caminho."

    Paulo Swerts diz que o objetivo principal da escolinha não é formar fenômenos, mas desenvolver qualidades nas crianças por meio do esporte.

    Na China, a ideia é oferecer os serviços inicialmente às escolas particulares, que poderiam ou não cobrar à parte pelas aulas de futebol -algo entre R$ 450 a R$ 700 por aluno por mês. Os pais têm acesso a vídeos, fotos e ao desempenho dos filhos por um aplicativo no celular.

    Rahel Patrasso - 28.set.2015/Xinhua
    (150929) -- CAMPINAS, septiembre 29, 2015 (Xinhua) -- Imagen del 28 de septiembre de 2015 del exfutbolista Ronaldo, participando en una conferencia de prensa sobre la presentación de la primera unidad de la "Academia Ronaldo", en Campinas, Brasil. El exfutbolista brasileño Ronaldo, anunció el lunes que abrirá 30 escuelas de fútbol en China y que entrenará a los jóvenes chinos con su método especial. Durante la ceremonia de inauguración de su escuela de fútbol en Campinas, en el estado de Sao Paulo, Ronaldo mostró su optimismo en relación con el mercado chino del fútbol y expresó la esperanza de que la comprensión que él tiene del fútbol pueda ayudar a China a mejorar su nivel futbolístico.(Xinhua/Rahel Patrasso) (rp) (rtg) (ah)
    Ronaldo durante evento de lançamento da sua escola de futebol, em setembro
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024