• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 00:33:47 -03

    Santos perde pênalti, mas vence o Palmeiras e leva vantagem para final

    GUILHERME YOSHIDA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    26/11/2015 00h02

    Mesmo com um pênalti desperdiçado logo aos 4min, o Santos venceu o Palmeiras por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (25), na Vila Belmiro, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil.

    O atacante Gabriel foi o principal personagem da partida, ao deixar de ser o vilão do time santista com a penalidade perdida para ser o herói ao marcar o gol da vitória, aos 33min da etapa final.

    Com o resultado, a equipe do litoral paulista poderá jogar pelo empate na partida de volta para assegurar o título da competição mata-mata. Para o Palmeiras, resta uma vitória por mais de dois gols para conquistar a taça.

    Se o time alviverde vencer pela diferença mínima, haverá pênaltis. O segundo jogo da decisão será realizado na próxima quarta-feira (02), no Allianz Parque, também às 22h.

    O Santos buscará o seu segundo troféu na Copa do Brasil, depois de vencer em 2010, quando Dorival Júnior também era treinador do time. Já o Palmeiras quer o terceiro título, após ser campeão em 1998 e em 2012.

    A primeira final ainda contou com um fato inusitado. Aos 22min do segundo tempo, o árbitro Luiz Flavio de Oliveira sentiu-se mal e foi substituído pelo quarto árbitro Marcelo Aparecido de Souza, que comandou a partida até o apito final.

    Santos 1 x 0 Palmeiras

    O JOGO

    O Santos se aproveitou da fragilidade do meio de campo do Palmeiras, que teve o jovem Matheus Sales como a novidade entre os titulares, e controlou o jogo e dominou completamente o primeiro tempo.

    Com mais mobilidade e apostando nas jogadas em velocidade sobre Zé Roberto, que atuou na lateral esquerda alviverde, o time da Vila Belmiro só não foi para os vestiários com a vantagem no placar porque esbarrou na bela atuação do goleiro Fernando Prass.

    A melhor chance santista, no entanto, aconteceu logo aos 4min, quando Gabriel desperdiçou uma cobrança de pênalti ao acertar a trave adversária.

    Já o Palmeiras sofreu com os mesmos problemas de criação no meio de campo dos últimos jogos. Com Robinho aberto pela direita e Dudu pelo centro, o time alviverde não conseguiu fazer a transição da defesa para o ataque e abusou novamente da ligação direta.

    Para piorar o cenário alviverde na partida, Gabriel Jesus machucou o ombro e precisou ser substituído por Kelvin, que pouco fez.

    O técnico Marcelo Oliveira tentou corrigir a marcação no Palmeiras com a entrada de Amaral no lugar de Matheus Sales logo na volta do segundo tempo, mas sem sucesso.

    O Santos continuou melhor na partida. Prass evitou dois gols certos da equipe santista em chutes de Renato e Gabriel antes dos 5min.

    Aos 22min, o árbitro Luiz Flavio de Oliveira sentiu-se mal e foi substituído pelo quarto árbitro Marcelo Aparecido de Souza, que comandou a partida até o apito final.

    E, após a troca na arbitragem, o Santos chegou ao gol da vitória. Aos 33min, Gabriel faz bela jogada individual pelo lado direito e, na saída do goleiro Fernando Prass, chutou no canto e selou o placar da partida.

    No fim, o lateral direito Lucas, que já tinha o cartão amarelo, levou o vermelho após chutar a bola em Lucas Lima e vai desfalcar o Palmeiras no confronto decisivo.

    Com um a mais, o Santos pressionou ainda mais e poderia ter ampliado nos acréscimos, quando Nilson, que havia acabado de entrar em campo, perdeu gol feito ao chutar a bola pela linha de fundo mesmo com o goleiro Fernando Prass já batido no lance.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024