• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 08:43:21 -03

    Corrupção no futebol

    Platini será suspenso por vários anos, diz porta-voz de comitê da Fifa

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    11/12/2015 20h40

    O porta-voz do Comitê de Ética da Fifa, Andreas Bantel, declarou nesta sexta-feira (11) que o presidente da Uefa, Michel Platini, "será certamente suspenso por vários anos". A afirmação foi feita ao jornal esportivo francês L'Équipe.

    A entrevista foi dada pouco depois de o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) rejeitar o apelo de Platini à suspensão provisória de 90 dias imposta pelo órgão da Fifa em outubro.

    A entidade está investigando o pagamento de 2 milhões de francos suíços (R$ 8,3 milhões) que o francês recebeu do presidente Joseph Blatter em 2011.

    Segundo Bantel, a sanção parece inevitável, já que "neste caso a questão da corrupção está clara".

    "Supondo que o argumento da corrupção não seja aceito pela Câmara de Primeira Instância, há vários outros delitos contra a lei penal, como conflito de interesses, gestão desleal ou falsificação de contabilidade", disse.

    Em comunicado enviado à agência AFP, o presidente da Uefa e seus advogados expressaram irritação com as declarações de Bantel. Eles as consideraram uma "flagrante violação da presunção de inocência".

    "O senhor Platini, cuja sanção parece ter sido fixada pela Comissão de Ética da Fifa antes mesmo de terem escutado suas explicações, denuncia firmemente essas práticas, que deixam exposto o procedimento simulado de que é objeto há semanas", diz a nota.

    Em novembro, o advogado do ex-jogador francês, Thibaud d'Ales, informou que a Câmara de Instrução do Comitê de Ética da Fifa pediu a expulsão vitalícia de Platini.

    De acordo com Bantel, no caso de Blatter, que também foi suspenso por 90 dias da entidade, "não há diferença entre vários anos e uma suspensão por toda a vida".

    DECISÃO DO TRIBUNAL

    Com a rejeição do pedido, Platini continua proibido de exercer qualquer tipo de atividade relacionada ao futebol.

    No entanto, o TAS ordenou que a Fifa não prolongue a suspensão ao dirigente -a entidade máxima do futebol poderia prorrogar a punição, que termina no dia 5 de janeiro, por mais 45 dias.

    No mês passado, o Comitê Eleitoral da Fifa anunciou que aprovou o nome de cinco candidatos para concorrer à presidência da entidade em fevereiro. Dependendo do julgamento, o nome de Platini pode ser acrescentado na lista.

    Apesar disso, o francês corre o risco de ser banido do futebol, dependendo do resultado da investigação da Fifa, que deve ter o resultado divulgado antes do Natal. Blatter será ouvido no próximo dia 17, enquanto Platini prestará esclarecimento um dia depois.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024