• Esporte

    Monday, 06-May-2024 16:57:39 -03

    Em seu melhor ano, Filipinho iguala recorde de Medina no Mundial

    DE SÃO PAULO

    17/12/2015 02h00

    O paulista Filipe Toledo, 20, já não tem mais chance de conquistar o título do Mundial de surfe, pois foi eliminado na quarta-feira (16) ao perder na terceira rodada da última etapa do ano, na praia de Pipeline, no Havaí.

    Mas o paulista tem o que comemorar. Esta foi a sua melhor temporada na sua curta carreira (é apenas o seu terceiro ano na elite).

    No seu primeiro campeonato, em 2013, ele ficou em 15º. Em 2014, terminou em 17º. Agora, ele é o segundo no ranking.

    Filipinho deixa o Mundial com três vitórias conquistadas. Nenhum outro surfista ganhou tanto até aqui neste ano —o único que pode vencer três vezes em 2015 é o australiano Mick Fanning, que ganhou em Bells Beach, na Austrália, e em Trestles, nos Estados Unidos, e continua vivo no Havaí.

    Filipinho venceu em Gold Coast, na Austrália, no Rio e em Peniche, em Portugal.

    Dessa forma, ele igualou a marca de Gabriel Medina, 21, que em 2014 também venceu três etapas (Gold Coast, Fiji e Taiti).

    Trata-se de um recorde para o Brasil. Nenhum outro surfista do país conseguiu vencer três etapas na mesma temporada no Mundial.

    "Foi um ano incrível, o melhor da minha carreira. Eu tinha uma chance de título, mas não aconteceu neste ano e voltarei mais forte no ano que vem. Isso [de perder] acontece", disse Filipinho.

    Com três vitórias, o paulista que nasceu em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, ganhou até aqui US$ 386.750 mil (R$ 1,5 milhões), sem contar a premiação que vai receber ao fim da etapa do Havaí.

    CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

    Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024