• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 14:50:37 -03

    Após decepção nos 100 m, Cesar Cielo abandona seletiva olímpica nacional

    DE SÃO PAULO

    18/12/2015 15h51

    Horas após ficar em 11º lugar nos 100 m livre na primeira seletiva olímpica nacional nesta sexta-feira (18), em Palhoça, Cesar Cielo abandonou a competição sem nenhum índice conquistado.

    Ele decidiu não disputar os 50 m livre, prova que ocorre neste sábado (19). O paulista é recordista (com a marca 20s91), obtida há seis anos) e conquistou títulos mundiais da distância em 2009, 2011 e 2013.

    A seletiva olímpica em Santa Catarina era a primeira competição que Cielo disputava desde agosto, quando deixou o Mundial de Kazan, na Rússia, ao alegar inflamação no ombro esquerdo. Após ficar inativo por dois meses, à base apenas de fisioterapia, ele retomou os treinos em outubro. Em setembro, viu o nascimento de seu filho, Thomas, com a modelo gaúcha Kelly Gisch.

    Em entrevista à Folha, seu técnico, Arilson Silva, disse que ele voltaria "pronto para dar porrada".

    Satiro Sodré/SSPress/CBDA
    Satiro Sodré/ SSPress/CBDA Legenda: Cesar Cielo na seletiva olímpica em Palhoça
    Cesar Cielo durante a seletiva olímpica em Palhoça

    No primeiro dia em Palhoça, na quarta-feira (16), Cielo teve um bom desempenho no revezamento 4 x 50 m de sua equipe, o Minas Tênis Clube. Com uma passagem de 21s44, liderou o time à medalha de ouro. Ainda assim, ele deixou a disputa insatisfeito.

    As maiores expectativas, porém, estavam relacionadas às suas provas individuais, nos 50 m livre e 100 m livre.

    Nesta sexta-feira (18), ele disputou os 100 m e com a marca de 49s55 ficou longe dos oito melhores, que nadariam novamente a distância à tarde –foi o 11º. Na saída da piscina, não quis falar com a imprensa.

    Depois de conversar com Silva sobre o fraco desempenho, o velocista deixou o complexo aquático no ônibus da equipe do Minas. Chegando ao hotel em que está hospedado, conversou com a comissão técnica sobre deixar a competição, o que foi aceito.

    Poucas horas depois, seu médico, Gustavo Magliocca, confirmou que ele optou por abandonar o evento. A motivação é técnica e não tem a ver com problemas físicos. Em nenhum momento o nadador reclamou de dores no ombro.

    Cielo terá, agora, apenas o Troféu Maria Lenk, de 15 a 20 de abril, no Rio, para tentar vaga nos Jogos Olímpicos de 2016. A competição ocorrerá dentro do estádio aquático olímpico.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024